No dérbi minhoto, o Gil Vicente recebeu e venceu o Sporting de Braga que desceu ao 5º lugar na Liga Betclic por troca com os gilistas, reforçando uma maior luta na disputa para os lugares europeus.
Ricardo Horta (21’) entrou para “matar” e fez o 1-0 que durou até ao intervalo.
Na segunda parte, o Gil assumiu o comando das operações e Varela (65’) e Garcia (76’) deram a volta ao resultado, numa partida equilibrada em termos globais, mas com vantagem pontual para o Gil Vicente que se assumiu ao 4º lugar.
Pelo mesmo resultado (2-1), o Guimarães jogou na casa do Rei D. Afonso Henriques e não perdeu a oportunidade para tentar recuperar dos resultados menos bons acontecidos nas rondas anteriores.
Moreira (10’) provocou surpresa ao colocar o Arouca em vantagem, que durou até ao intervalo. Na segunda parte, Thiago empatou (64’) e Sousa (68’) fez “arrebitar” os vimaranenses ao chegar ao comando do marcador, resultado que não mais foi alterado.
Os vitorianos remataram muito mais (17-5) mas apenas 6-3 para a baliza, suficiente para conquistar os almejados três pontos.
No outro encontro realizado neste sábado, o Casa Pia conseguiu ”desarmar” o Arouca em Rio Maior, ao vencer por 3-2, numa partida equilibrada em termos de remates, tendo Barbero (11’) aberto o marcador para os visitantes, com os casapianos a empatar (21’), por Brito, cabendo a Cassiano (25’) dar a volta ao resultado (2-1).
Um auto-golo (37’) de Conté deu o empate (2-2), tendo o Casa Pia fechado a primeira parte com o 3-2, golo marcado (45’, de grande penalidade) por Cassiano, a fazer o bis.
Neste domingo, lugar a mais três jogos: Nacional-FCPorto (15h30), AVS SAD-Estoril (18h) e Sporting-Famalicão (20h30).

