Um golo (80’) de Vinicius Júnior – o protagonista maior na primeira e na segunda mão do playoff da Liga dos Campeões – ditou o afastamento do Benfica, ainda que por culpa de alguns, em especial pelas substituições tardias e erros cometidos em campo.
Quando assim é e neste tipo de jogos – quem não ganhar fica pelo caminho – os homens da águia não voaram para ganhar, apesar de terem sido os primeiros a marcar, quando (14’) Rafael Silva colocou o Benfica a vencer, o que não foi tão esperado como parece.
Como se viu logo a seguir (16’), quando Tchouaméni empatou (1-1), num período em que os encarnados até estiveram mais a solicitar a liderança no jogo, para o cas aproveitando uma atrapalhação da defesa madrilena para chegar ao golo.
O Real sentiu esse “peso” e tratou de dois minutos depois, repor o empate – se bem que em contra corrente – precedido de um erro de Otamendi, que não se entendeu com os colegas de equipa.
Quando o Benfica inaugurou o marcador, até se pensou que “desta vez é que é e o Benfica está a correr para o marfim”. Apenas uma miragem!
Outro erro de Otamendi (32’) proporcionou ao Real chegar ao 2-1 mas o golo não foi validado pelo VAR (fora de jogo de posição do jogador atacante), tendo o Benfica (38’) tentado marcar, mas a bola remetida por Richard Rios encontrou o melhor caminho para a baliza, mas Curtois fez uma defesa do “arco da velha” e o perigo passou.
No segundo tempo, o Benfica continuou a render e à passagem do 60º minuto Rafael Silva rematou à trave, tendo Ascênsio desviado a trajetória da bola para fora, aproveitando Plavidis para fazer (68’) um remate forte para ganhar um canto. Mas, marcado, não resultou.
Mantendo um pendo de jogar para não perder, o Benfica foi equilibrando a partida até à próxima “asneira”. Um desencontro da defesa benfiquista levou Tomás a perder a bola, que aproveitou Vinicius Jr para (80’) selar o 2-1 para o Real e a contar quase com o triunfo como garantido.
Entretanto, deu-se que o Benfica não estava atento às substituições, tardiamente feitas, a última das quais aos 85’, o que limitou a formação das águias, com algumas pedras cansadas e outras a correr pouco, terminando o encontro com o 2-1 para o Real. Que somou 3-1 com o golo alcançado na Lua uma semana antes.
Se o adversário era difícil, mais forte se tornou ao aproveitar os erros contrários para chegar ao objetivo último: apuramento.
Nos outros jogos desta quarta-feira, referidos à segunda mão do playoff da Liga dos Campeões, o Galatasaray foi perder (3-2) com a Juventus, mas garantiu (7-5) a presença nos oitavos, tal como o Atalanta, que recuperou ante o Dortmund (4-1), chegando à vantagem de 4-3 e, ainda, o PSG que empatou em casa (2-2) frente ao Mónaco, mas garantiu a presença na fase seguinte com um 5-4.
O sorteio dos oitavos de final, dos quartos de final e das meias-finais realiza-se nesta sexta-feira, em Nyon (Suíça), sede da UEFA, pelas 11h00 (de Portugal continental).
As oito equipas melhor classificadas serão cabeças-de-série no sorteio.
O sorteio será transmitido em direto no UEFA.com, em UEFA.tv e na app oficial da UEFA Champions League.
O sorteio atribuirá um lado do quadro a todas as equipas cabeças-de-série, começando com as equipas classificadas em 7º/8º lugares e terminando com as equipas classificadas em 1º/2º lugares.
As equipas do mesmo país podem defrontar-se nos oitavos de final, nos quartos de final e nas meias-finais da Champions League
As datas para o que resta da fase a eliminar são as seguintes:
Oitavos de final: 10/11 e 17/18 de Março de 2026
Quartos de final: 7/8 e 14/15 de Abril de 2026
Meias-finais: 28/29 de Abril e 5/6 de Maio de 2026
Final: 30 de Maio de 2026 (Budapeste)
O calendário dos oitavos de final estará disponível na noite do sorteio.
O calendário dos quartos de final será comunicado a 19 de março, após os jogos da segunda mão dos oitavos de final.
O calendário das meias-finais será comunicado a 16 de abril, após os jogos da segunda mão dos quartos de final.

