Leões despedem-se da fase de grupos da EHF Champions League com um triunfo suado por 30-29 diante do Dínamo Bucuresti, selado com uma dupla defesa de Mohamed Aly no último segundo. Lusos têm encontro marcado com o Wisla Plock nos play-offs.
O Sporting CP terminou a fase de grupos da EHF Champions League com uma dura vitória diante dos seus adeptos. Já com o sexto lugar garantido, a formação leonina bateu o Dínamo Bucuresti de Paulo Jorge Pereira num duelo frenético, decidido no último instante e com um Mohamed Aly inspirado.
7 inicial: Mohamed Aly, Orri Þorkelsson, Salvador Salvador, Jan Gurri, Francisco Costa, Mamadou Gassama, Christian Moga
Sporting CPSporting CP
O arranque da partida no Pavilhão Multiusos de Odivelas foi uma demonstração de andebol de ataque, com o Sporting CP a impor um ritmo alto que deixou a defesa romena sem resposta. Mamadou Gassama abriu as hostilidades e, apesar de uma breve reação do Dínamo Bucuresti, os leões rapidamente assumiram o controlo total das operações.
A meio da primeira etapa, o jogo entrou numa fase de maior equilíbrio, onde a experiência internacional do Dínamo Bucuresti começou a vir ao de cima. Os visitantes ajustaram a sua defesa, tornando-se mais compactos e dificultando o trabalho à ofensiva leonina. O conjunto lisboeta, que até então parecia fugir com a vitória, atravessou um período de menor fulgor, permitindo que os romenos reduzissem a diferença para 11-7 aos 20 minutos. Ricardo Costa viu-se obrigado a parar o cronómetro para reorganizar a equipa
A reta final da primeira parte foi marcada por uma recuperação de valor da formação de Bucareste, que forçou Ricardo Costa a parar o cronómetro para reorganizar a equipa. Entre os 24 e os 29 minutos, os visitantes assinaram um parcial de 0-4, conseguindo mesmo restabelecer a igualdade (13-13) perto do intervalo. Valeu ao Sporting o instinto de Martim Costa que disparou para o 14-13, garantindo que os leões recolhessem ao balneário em vantagem.
Intervalo: 14-13
A etapa complementar manteve a toada de equilíbrio absoluto, transformando-se num autêntico braço. A equipa da casa ensaiou uma nova fuga através de Emil Berlin e Salvador Salvador, chegando aos 20-17, mas o Dínamo, liderado por Miguel Martins, respondeu com um parcial de 0-3 que voltou a colocar tudo estaca zero aos 45 minutos.
A partida entrou numa fase de “golo aqui, golo ali”, onde Francisco Costa e Martim Costa assumiram o protagonismo ofensivo, respondendo a cada investida romena com remates certeiros que mantinham os leões na luta. A emoção atingiu o seu pico nos últimos três minutos, quando o emblema de Bucuresti passou para a frente (27-28), silenciando momentaneamente o Multiusos de Odivelas.
Sporting CPSporting CP
No entanto, a resposta leonina decisiva: Francisco Costa empatou, Salvador Salvador colocou o Sporting na frente e, após novo empate romeno, foi novamente o jovem “Kiko” a faturar o 30-29 já no último minuto. Com apenas escassos segundos por jogar, o Dínamo beneficiou de um último ataque após time-out, mas esbarrou em Mohamed Aly, que com uma dupla intervenção — primeiro num remate de nove metros e logo de seguida na recarga — segurou a vitória leonina sobre a buzina.
Resultado final: 30-29
MVP: Mohamed Aly – 13 defesas (32%)
Concluída a fase de grupos, o Sporting tem agora encontro marcado com o Wisla Plock, conjunto polaco que terminou na terceira posição do Grupo B.
Campeonato Placard Andebol 1: Conhecido o caminho da Fase Final
Primeira jornada da Fase Final da maior prova de clubes nacional foi sorteada esta quinta-feira, no Comité Olímpico de Portugal; competição arranca no próximo dia 28 de março.
Foi no Comité Olímpico de Portugal que, esta quinta-feira, a Federação de Andebol de Portugal realizou o sorteio da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 2024/2025, dando a conhecer o cenário competitivo que marcará o desfecho da temporada. Entre luta pelo título, segurança classificativa e batalha pela permanência, as 12 equipas do principal escalão entram agora numa fase de decisões: Sporting CP, FC Porto, SL Benfica e o quarto classificado — entre Águas Santas Milaneza ou Marítimo Madeira Andebol SAD — vão discutir a conquista do campeonato no Grupo A; ABC de Braga, Águas Santas Milaneza ou Marítimo Madeira Andebol SAD, Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, CF Os Belenenses já têm a manutenção assegurada; enquanto Vitória SC, Avanca Bioria Bondalti, FC Gaia Empril e Arsenal da Devesa vão lutar para continuar entre os melhores.
A cerimónia de sorteio da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 foi transmitida em direto n’A Bola TV e teve início com uma mensagem de boas-vindas de Miguel Fernandes. O vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal começou por destacar o quinto lugar alcançado pelos Heróis do Mar no EHF EURO 2026, sublinhando aquele que classificou como um feito histórico para o andebol nacional, antes de deixar uma palavra de reconhecimento aos clubes do principal escalão que figuram nas competições europeias, com destaque para Sporting CP que conquistou uma vaga no Play Off da EHF Champions League e, ainda, o FC Porto que disputará os Quartos de Final da EHF European League, numa temporada que entra agora na fase de todas as decisões.
De seguida, Edgar Vieira, do Departamento Desportivo da Federação de Andebol de Portugal, apresentou os procedimentos do sorteio e conduziu os trabalhos que definiram o calendário da Fase Final, começando pelo Grupo C, seguindo-se o Grupo B e, por fim, o Grupo A.
A sessão contou ainda com a participação de André Miranda, Diretor da Unidade de Apostas Desportivas, em representação da Placard, que destacou ser “uma honra para o Placard associar-se a este Campeonato que tem ganho enorme expressão nacional e internacional”.
Já Anita Ricardo, do Departamento de Marketing da Alfaloc, abordou o Prémio Melhor Marcador Alfaloc e realçou a importância deste reconhecimento e atribuição:
“Para a Alfaloc é um orgulho apoiar o andebol e todos os atletas que dão o melhor de si em cada jogo. No final desta época teremos também a honra de entregar o prémio de Melhor marcador e Melhor marcadora, distinguindo os atletas que mais se destacaram ao longo da competição, nomeadamente pelos seus desempenhos e pelos golos marcados. Este prémio pretende reconhecer o mérito, o talento e a dedicação demonstrados dentro de campo. Valores que também fazem parte da forma como a Alfaloc encara o seu trabalho todos os dias.”
Recorde-se que as equipas transitam para esta fase com 50 por cento dos pontos conquistados na Fase Regular. A competição arranca a 28 de março.
No Grupo A, FC Porto e Sporting CP medem forças na primeira ronda e SL Benfica irá enfrentar o 4º Classificado. No Grupo B, ABC de Braga Lusíadas Saúde encontra o CF Os Belenenses ao passo que Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebe o 5º Classificado. Quanto ao Grupo C, o Vitória SC enfrenta o Arsenal Devesa e o Avanca Bioria Bondalti joga contra o FC Gaia Empril.
Os clubes deverão proceder à marcação de campos e horas até ao dia 15 de março.
Campeonato Placard Andebol 1
Grupo A – 1ª Jornada
28.03.2026 – FC Porto x Sporting CP
28.03.2026 – SL Benfica x 4º Classificado
Grupo B – 1ª Jornada
28.03.2026 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x CF Os Belenenses
28.03.2026 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x 5º Classificado
Grupo C – 1ª Jornada
28.03.2026 – Vitória SC x Arsenal Devesa
28.03.2026 – Avanca Bioria Bondalti x FC Gaia Empril


