Terça-feira 31 de Março de 2026

Sporting bateu recorde nacional nos 4×100 livres e Diogo Ribeiro somou quarto título na Natação

Um dos destaques da ronda desta segunda-feira foi o recorde nacional da estafeta de 4×100 metros livres, alcançado pela equipa feminina do Sporting (Maria Moura, Carolina Viana, Laura Barbeiro e Anna Fomina), que terminou a prova em 3.50,23 minutos, tirando quase um segundo ao anterior máximo que já pertencia às leoas.

Natação-Estafeta-30-03-2026

FPNatação

No campeonato nacional, Diogo Ribeiro (Benfica) que, depois da vitória nos 100 mariposa e nos 50 livres, somou mais dois títulos nacionais (já leva quatro) nos 50 mariposa e na estafeta 4×100 livres, no Campeonato Nacional de Juniores, Sub 21, absolutos e Open que decorre até esta terça-feira no Centro Olímpico de piscinas, em Coimbra.

“Estes campeonatos estão a correr bem, foi o que trabalhámos. Não estou ainda a 100 por cento, mas vou ter uma competição dentro de duas semanas na Suécia, onde irei nadar com os melhores tubarões do mundo. Penso que as marcas que consegui são bons indicadores, como os 50 mariposa de hoje com 23.05 segundos. Quando consegues baixar dos 23 segundos já pode sair uma medalha num europeu ou mundial. Por isso, estou muito feliz pela marca de hoje, ao contrário dos dois primeiros dias. Importante é ter a cabeça no sitio”, salientou o nadador do Benfica.

Diogo Ribeiro acrescentou ainda que “o objetivo é continuar a treinar e estar presente em competições com as grandes estrelas mundiais, em vez de competir apenas nos europeus, mundiais e nos Jogos. Servirá para perceber os adversários, como reagir e contra-atacar. A verdade é que falta pouco tempo para os europeus de Paris e, por isso, é altura de afinar os últimos detalhes e continuar a trabalhar bem”.

Quem também somou o terceiro título nacional foi Mariana Cunha ao vencer os 50 mariposa, depois de ter ganhado os 100 e 200. A nadadora mostrou-se feliz, embora viesse com o objetivo de fazer mínimos para o europeu de Paris.

“Estou feliz com os títulos conquistados, mas ao mesmo tempo não saio daqui com os meus melhores resultados. Tinha como objetivo de arrumar a questão do mínimo para o europeu e fiquei muito próxima aos 100 e 200 mariposa. Estou contente, mas com vontade de trabalhar mais para alcançar esse objeito”, sublinhou a nadadora do Colégio Efanor, decidida a arrumar essa questão em breve, referindo que “se tivesse feito estaria mais relaxada. Olho para os mínimos como um objetivo e não como algo impossível porque está bastante próximo do meu recorde pessoal. É algo que conseguirei atingir nas próximas competições”.

Ao invés, Vasco Morgado começou os campeonatos com um título aos 200 mariposa e logo com mínimos para o Europeu. Menos pressão para o nadador do Sport Algés e Dafundo, que referiu “fiquei muito contente com o resultado, pois foi a primeira vez que consegui fazer mínimos para um europeu absoluto. Já tinha tentando fazer mínimo para europeu de juniores e de sub-23 e é caso para dizer que à terceira foi de vez. Com este objetivo cumprido vou poder fazer um bloco de treino, não vou estar à pressa e com provas pelo meio. Vou poder treinar bem para estar na melhor forma possível no europeu”, confessou.

Outros nadadores conquistaram os ambicionados títulos nacionais, com destaque, no setor masculino, para Gabriel Lopes que juntou o dos 100 bruços ao dos 200 estilos, ou Yuri Fomin que venceu os 400 estilos e Gustavo Ribeiro que foi o mais rápido nos 200 livres.

Nas senhoras, Madalena Cerdeira triunfou nos 100 bruços e Diana Durães ganhou os 800 livres.

Fluvial conquistou título coletivo no Nacional de Inverno de Natação Artística

Natação-Artistica-30-03-2026

FPNatação

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Artística decorreu este fim de semana na Piscina Municipal da Mealhada, reunindo 170 atletas em representação de 9 clubes, num dos momentos mais relevantes do calendário nacional da modalidade.

Ao longo da competição, estiveram em disputa os títulos individuais nas diferentes rotinas e escalões, bem como o prestigiado título coletivo de clube mais pontuado, num contexto de elevada exigência técnica, artística e competitiva.

No plano coletivo, o grande destaque foi para o Fluvial, que se sagrou como clube mais pontuado do campeonato, fruto de uma prestação consistente e dominadora em várias provas.

Destaque também para o Portinado que somou triunfos importantes em provas como Dueto Técnico Júnior, Equipa Livre Juvenil, Dueto Livre Infantil e Equipa Livre Absoluta, além de vários pódios.

A Gesloures e Ovarsincro marcaram presença entre os vencedores, num campeonato que evidenciou a crescente competitividade e qualidade da natação artística em Portugal.

O Nacional de Inverno voltou, assim, a afirmar-se como um palco privilegiado para a evolução das atletas e para a promoção da modalidade, destacando o talento emergente e o trabalho desenvolvido pelos clubes portugueses.

Vencedores por prova:

Dueto Técnico Júnior – Portinado – 236.2100

Dueto Livre Misto Juvenil – Fluvial – 232.0020

Dueto Livre Misto Infantil – Fluvial – 208.4308

Dueto Técnico Absoluto – Fluvial – 246.5458

Dueto Técnico Misto Absoluto – Gesloures – 184.2167

Dueto Livre Misto Master – Fluvial – 62,3333

Dueto Livre Juvenil – Fluvial – 234.2309

Combinado Infantil – Ovarsincro – 184.6549

Dueto Livre Júnior – Fluvial – 213.5913

Dueto Técnico Misto Júnior – Fluvial – 154.4442

Equipa Livre Juvenil – Portinado – 274.4434

Dueto Livre Absoluto – Fluvial – 204.0283

Dueto Livre Misto Absoluto – Gesloures – 184.8892

Dueto Livre Infantil – Portinado – 215.9507

Dueto Livre Master – Gesloures (B) e Fluvial (C) – 55,3333 / 55,0000

Dueto Técnico Misto Júnior – Fluvial – 171.2058

Figuras Juvenis (Simplificado) – Evelina Surguch (Portinado) – 74.4712

Figuras Infantis (Simplificado) – Laura Gonçalves (Fluvial) – 70.8644

Equipa Livre Absoluta – Portinado – 138.3717

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.