Com 40 votos (contra 20), a lista A, encabeçada por João Carvalho, saiu este sábado, 25 de abril, como vencedora do ato eleitoral para os Órgãos Sociais da Federação Portuguesa de Basquetebol para o quadriénio 2026-2030.
Dos 61 delegados da Assembleia Geral, só um não votou (por se encontrar fora do país), o que também foi assinalado pelo presidente eleito: “Já tínhamos tido um marco histórico com a eleição de todos os delegados em fevereiro e hoje tivemos aqui também uma forte manifestação de empenho e de participação”.
João Carvalho, de 60 anos, exerceu, de 2014 até agora, o cargo de Secretário-Geral da FPB, sendo ainda membro da Comissão de Finanças da FIBA Europa desde 2023. O início da sua carreira profissional passou sempre pela área da gestão financeira, antes de se tornar vice-presidente da FPB em 2009.
José Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Fiscal, Pedro Santiago liderará a Disciplina, Catarina Ferreira a Justiça e Rui Valente a arbitragem. A Mesa da Assembleia Geral será encabeçada por João Espanha, já empossado.
João Carvalho e João Espanha são os presidentes eleitos da Direção e da Mesa da Assembleia Geral. Exclusivamente para o Conselho de Arbitragem, além da Lista A de João Carvalho e da Lista C de Carlos Barroca, concorreu ainda a Lista B, de Valdemar Cabral.
“Não contava com uma vitória tão expressiva, mas esse facto também coloca aqui alguma responsabilidade adicional: há muita gente que acredita em nós e que acredita no nosso projeto, portanto não podemos mesmo falhar”, salientou João Carvalho ao site da FPB.
O presidente eleito agradeceu ainda a toda a sua equipa e a todos os que o acompanharam ao longo deste percurso eleitoral.
Na sua “equipa de trabalho” conta com seis vice-presidentes: Helena Freitas (Relações Externas e Sustentabilidade); João Leitão (Modernização e Tecnologia); João Santos (Comercial e Marketing); Nuno Manaia (Atividade Desportiva e Formativa); Sara Ferreira (Igualdade e Inclusão), Vânia Cruz (Setor Jurídico) e os vice-presidentes suplentes João Gomes e Sónia Teixeira.
“O trabalho começa já. Há toda a necessidade de fazermos uma série de alterações, mesmo em termos organizacionais. Naturalmente deixarei de ser Secretário-Geral; e depois há aqui outro trabalho que temos de fazer com os Órgãos Sociais que forem eleitos – naturalmente temos de articular e organizar procedimentos, normas de funcionamento – pelo que a próxima semana vai ser uma semana muito preenchida”, adiantou o novel presidente.
A votação deu os seguintes resultados:
Presidente, Direção e Mesa da Assembleia Geral
Lista A = 40
Lista C = 20
Conselho Fiscal
Lista A = 41
Lista C = 19
Conselho disciplina
Lista A = 41, elege 4 elementos
Lista C = 19, elege 1 elemento
Consigo Justiça
Lista A = 42, elege 4 elementos
Lista C = 18, elege 1 elemento
Conselho Arbitragem
Lista A = 25
Lista B = 23
Lista C = 12
No Auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, João Carvalho foi eleito como o 22º Presidente da Direção do organismo, sucedendo a Manuel Fernandes, presidente cessante, que atingiu o limite máximo de três mandatos.
A data para a Tomada de Posse será posteriormente anunciada.
Se, no domínio global, a equipa formada por João Carvalho soube ter “sangue-frio” para suster Carlos Barroca, que encabeçou a lista C – foi considerado o candidato favorito pelo peso do “caderno de encargos” apresentado – a verdade é que a maioria dos delegados ao ato eleitoral, como atrás se referiu, tinha dado “sinal” de que nada seria ao estilo de “favas contadas”.
Seja pelo que for, no dia em que se comemoraram os 52 anos da democracia, a Democracia no Basquetebol foi a grande vencedora. E como todos são precisos para o muito que ainda há para fazer, que a família basquetebolista nacional se una, dentro de um quadro de ética, transparência, integridade, governabilidade e futuro, para que os resultados sejam ainda melhores dos que foram atingidos até aqui.



