José Carlos Pinto (Benfica), ao correr os 1.500 metros em 3.33,36 cumpriu os mínimos para o Campeonato da Europa de Atletismo, que vai decorrer em agosto, na cidade inglesa de Birmingham, conquistando uma excelente vitória.
Pinto suplantou o canadiano Kieran Lumb (3.33,95), depois de um sprint emotivo, com o espanhol Ignacio Fonte (3.34,25) a completar o pódio.
Idêntico feito foi alcançado por Patrícia Silva (Sporting), na mesma distância, com o tempo de 4.02,23, que é recorde pessoal, na competição efetuada em Nerja (Espanha), deixando para trás a queniana Miriam Cherop (4.02,44), com Mariana Moreira a ser 16ª, com 4.23,21.
Arialis Gandulla correu os 100 metros em 11,25 (2ª), no melhor resultado obtido depois de 2023, tendo André Prazeres sido segundo com 10,59 na prova masculina.
Cinco novos recordes nacionais nas categorias de Sub-20 e Sub-23
No Encontro Internacional que decorreu em Villafranca de los Barros (Espanha), Portugal marcou um momento de grande sucesso, ao bater cinco recordas nas estafetas, com uma equipa de 38 atletas.
Os recordes nacionais foram estabelecidos em cinco disciplinas distintas:
- 4x100m misto Sub-20: Mateus Jesus, Katerina Quinn, Martim Noronha e Tatiana Almeida com 43,65 segundos;
- 4x100m misto Sub-23: Ernesto Rodrigues, Lurdes Oliveira, Sisínio Ambriz e Nadia Cruz fixaram a marca em 42,68 segundos;
- 4x400m misto Sub-20: Afonso Conceição, Constança Alves, Ussumane Baldé e Catarina Seabra completaram a prova em 3.30,32 minutos;
- 4x400m Sub-20 feminino: Cristina Neves, Margarida Oliveira, Admizia Andrade e Diana Indeque registaram um tempo de 3.40,14. Marca que ficou a 14 centésimas da MQ interna para os Mundiais da categoria.
O ponto alto da competição foi a performance da estafeta de 4x100m Sub-20 masculina. Composta por José Ribeiro, David Pereira, Afonso Cruz, Martim Noronha e Pedro Afonso, a equipa não só conquistou um novo recorde nacional com 39,96 segundos, como também garantiu a qualificação direta para o Campeonato do Mundo Sub-20, que se vai realizar nos Estados Unidos, em agosto.
Além dos recordes, a participação portuguesa incluiu ainda quartetos nas provas de 4×100 misto e feminino Sub-18, masculino e feminino Sub-23, feminino Sub-20 e 4×400 feminino Sub-23.
Sporting representa Portugal na Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista
A pista de atletismo Gaetà Huguet, em Castellón (Espanha) recebe este sábado e domingo, a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Pista — uma das provas coletivas de maior prestígio no panorama do atletismo continental. A competição conta com a participação de 11 equipas masculinas e 13 equipas femininas, com Espanha representada por duas equipas na qualidade de país campeão e organizador.
O Sporting é o único clube português em prova, apresentando uma delegação de 46 atletas — 23 no setor masculino e 23 no setor feminino.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus não se realizava desde 2019, e o seu regresso ao calendário foi acompanhado de grande expectativa por parte das estruturas federativas e clubísticas europeias.
O formato da prova, que coloca frente-a-frente os clubes mais representativos do continente em todas as disciplinas de pista, confere-lhe um carácter único no calendário do atletismo de clubes.
As provas agendadas iniciam-se pelas 14h45 de sábado (horário de Portugal) e a cerimónia de vitória prevista para as 13 horas de domingo, após a conclusão das estafetas 4×400 metros.
A prova pode ser acompanhada em direto através do canal de Youtube da European Athletics.

