Domingo 14 de Junho de 2026

México venceu África do Sul na abertura da Campeonato do Mundo de Futebol de 2026

mexico vs af sul 2026

FIFA

O lendário estádio da Cidade do México – que viu Pelé e Diego Maradona campeões do mundo – foi palco da vitória mexicana na abertura da Campeonato do Mundo da FIFA 2026 por um 2-0 justo, no primeiro encontro em que o VAR assinalou um cartão vermelho, dos três atribuídos.

Decorria o minuto 9 e os organizadores do evento adiantaram-se no marcador, com Quiñones a fazer o 1-0, a que se seguiu (50’) a apresentação do primeiro cartão à formação sul africana, com o vermelho a ser mostrado a Sithole, o que obrigou à equipa africana a mudar de tática, de estratégia, querendo, na altura, dar a volta ao resultado, porquanto estava em desvantagem.

Depois de dezasseis anos de ausência dos sul-africanos, estes encontraram um estádio repleto de mexicanos que apoiaram os seus jogadores, abrindo o ativo muito cedo.

Empurrado pela sua torcida apaixonada, que pressionou a África do Sul, o México partiu para o ataque desde o início. No terceiro minuto, Reyes desceu pela direita e cruzou para Raúl, que emendou um chuto de primeira da entrada da área e teve uma defesa importante de Ronwen Williams.

Mas o autor do primeiro golo da Copa do Mundo do FIFA 2026 foi outro jogador mexicano. Aos nove minutos, Lira pressionou a saída de bola sul-africana e conseguiu fazer um desarme providencial, que serviu como assistência para Julian Quiñones balançar a rede com um chuto rasteiro.

Jimenez (67’) foi o autor do segundo golo do triunfo dos mexicanos.

Com o jogo dominado de princípio a fim, o México rematou muito mais (16-4, dos quais 5-3 para a baliza, numa posse de bola 61/39%) confirmando o 2-0, pese embora com mais vantagem numérica pela expulsão (84’) de Zwane, depois de derrubar um atacante mexicano, que só o VAR viu e estreou-se a dar a indicação ao árbitro, que foi ver o vídeo e confirmou a mostragem do vermelho.

Com este resultado, o México lidera o grupo A, de forma temporária, uma vez que a República da Coreia e Chéquia enfrentar-se-ão esta noite, em Guadalajara. Também nesta sexta-feira o Canadá defrontará a Bósnia Hersegovina.

723198592_1959877371369572_4947046762933361816_n

FIFA

Recorda-se que o estádio da Cidade do México foi palco de duas finais do Mundial FIFA, em 1970 e 1986, e viu Pelé e Diego Maradona serem campeões mundiais.

Quiñones tentou fazer seu segundo gol no jogo e carimbou a trave esquerda aos 41 do primeiro tempo. A primeira expulsão da África do Sul ocorreu aos quatro minutos da etapa final, quando Sphephelo Sithole parou Brian Gutiérrez (que sairia livre na cara do gol de Williams) na entrada da área e recebeu o vermelho direto.

O segundo gol demorou alguns minutos para sair, mesmo com a vantagem numérica do México em campo. Aos 22, Quiñones tocou para Alvarado, que cruzou para a área e viu Raúl Jiménez cabecear para baixo e direto para o gol – um cabeceio perfeito, tão preciso que poderia ser considerado um chute com a cabeça.

Na reta final, a situação da África do Sul se tornou ainda mais complicada com a expulsão de Themba Zwane, aos 39 minutos, por agressão no rosto de Alvarado. A equipe anfitriã aproveitou para administrar bem o placar, mesmo quando o mexicano Cesar Montes também foi expulso aos 47.

O México voltará a campo em 18 de junho, contra a República da Coreia em Guadalajara, enquanto a África do Sul enfrentará a Tchéquia em Atlanta no mesmo dia.

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.