Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Italiano David Vigane venceu em Fafe

3ªetapa-chegada ao sprint

DR – Nuno Veiga

Numa chegada ao “sprint”, como se preveu desde a partida, dada a planitude do percurso Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD) foi o mais rápido nos metros finais e venceu a 3ª etapa que terminou, este sábado, em Fafe.

O líder, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), também esteve na luta pelos pontos bonificados batendo-se com os restantes elementos da frente do pelotão, em especial o vencedor (Vigano) no empedrado da recta da meta e foi segundo classificado, somando pontos que podem fazer falta quando chegar ao final da prova.

Com o segundo lugar, Veloso retirou seis segundos ao tempo da etapa em virtude das bonificações atribuídas aos primeiros três classificados (10, 6 e 4 segundos) o que deu para reforçar a Camisola Amarela.

Depois desta etapa que trouxe a Volta de Trás os Montes para o Minho, o galego tem nove segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa Delio Fernández, enquanto José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) continua a ser o melhor português no terceiro posto a 12 segundos. Com o triunfo deste sábado Davide Vigano comanda agora a classificação geral por pontos e enverga a Camisola Vermelha Banco BIC. A Camisola Branca RTP, para o melhor jovem, mantém-se na posse de Luca Capelli (Team Idea 2010 ASD).

Apesar de poder ser uma prova relativamente acessível, como se provou pela chegada ao sprint, a verdade é qu houve quem tratasse de animar o dia logo à saída de Boticas. Com 20 quilómetros percorridos surgiu o primeiro Prémio de Montanha e o suspeito do costume chegou-se à frente. Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) amealhou mais uns pontos e mostrou, uma vez mais, que quer ser Rei da Montanha com a Camisola Azul Fundação do Desporto.

Seguiram-se as fugas. A primeira, com sete elementos, manteve-se durante cerca de 30 quilómetros. A história não ficou por aqui. Logo depois isolou-se um quinteto que esteve na frente outros tantos quilómetros. Deste grupo, Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Domingos Gonçalves (Efapel) foram os últimos a resistir e ainda passaram a primeira vez na zona de meta, em Fafe, aplaudidos por uma enorme moldura humana. O espanhol da formação axadrezada voltou a arriscar e deixou Gonçalves para trás decidido em alcançar a meta sozinho mas tal como se previa, o pelotão ficou compacto a faltarem cinco quilómetros para o final.

Para este domingo, o caminho vai direcção a Mondim de Basto, com a mítica subida à Senhora da Graça a terminar, o que poderá trazer grandes alterações na classificação geral.

A freguesia de Alvarenga do concelho de Arouca, abre caminho aos 159,4 Km (12h45), que vão atravessar os cenários fantásticos da Região Demarcada do Douro. O calor promete estar na festa com temperaturas a rondar os 30 graus.

Antes das grandes emoções da chegada da 3ª etapa da Volta, o centro de Fafe, transformado num mar de gente, aplaudiu a última etapa da 10ª Volta a Portugal de Juniores. Francisco Campos (Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel) venceu a tirada, mas quem sorriu no final foi Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé), que terminando na sexta posição, a 10 segundos do primeiro, foi declarado o vencedor da Volta Júnior.

Um evento que se tem perfilado de grande impacto junto das camadas jovens, alguns já a integrarem as selecções nacionais.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.