Sábado 04 de Julho de 2026

Meeting Maia Cidade do Desporto recebe este sábado atletas de referência

AtlMaia-03-07-2026

FPA

Ágate de Sousa, campeã do mundo em pista curta no salto em comprimento, e Rafael Pereira, recordista sul-americano dos 60 e dos 110 metros barreiras, estão entre os destaques de uma reunião com forte presença internacional no Estádio Prof. Dr. Vieira de Carvalho.

O Meeting Maia Cidade do Desporto realiza-se este sábado, integrando o Circuito de Meetings Portugal e reunindo atletas nacionais e internacionais em várias disciplinas.

Nos 110 metros barreiras, o brasileiro Rafael Pereira, recordista sul-americano da disciplina, é o nome maior do cartaz. Frente a ele estará o cubano Roger Iribarne, do Benfica, finalista em campeonatos do mundo, numa prova que conta ainda com o português Sisínio Ambriz, que se encontra a um centésimo do recorde nacional de sub-23. Nos 100 metros barreiras (femininos), Jéssica Barreira, recordista de Portugal da distância, é a principal referência.

Os 100 metros masculinos opõem o trio estrangeiro formado por Reynier Mena, Joshua Azzopardi e Javan Thomas aos portugueses Gabriel Maia, Paulo Pereira e André Prazeres. No setor feminino, a prova junta Arialis Gandula, Rosalina Santos e Beatriz Castelhano.

Nos 800 metros masculinos, Nuno Cordeiro e David Garcia vão medir forças com o brasileiro Guilherme Orelhas, portador da melhor marca inscrita neste meeting. No feminino, a ainda júnior Mariana Moreira defronta nomes como a italiana Alexandra Almici e as portuguesas Maria Timóteo e Sofia Duarte, esta última após ter batido recentemente o seu recorde pessoal.

No salto em comprimento masculino, quatro atletas estrangeiros inscritos apresentam recordes pessoais acima dos oito metros, marca que o português Pedro Pires persegue. No setor feminino, o destaque vai para Agate de Sousa, atual campeã do mundo em pista curta.

No disco masculino, Emanuel Sousa é o principal destaque português. No feminino, Liliana Cá defronta a cubana Silinda Morales, que apresenta a melhor marca pessoal de 67,25 metros. No dardo, Leandro Ramos lidera as expectativas, enquanto no peso feminino a referência é Jéssica Inchude. (Foto FPA)

Faleceu Rui Oliveira recordista nacional do comprimento

AtlMaia-RuiOliveira-03-07-2026

O Saloio-Mafra

Rui Oliveira iniciou a vida desportiva no futebol (Torres Novas), ingressando no atletismo do Sporting no início da década de 60 do século XX onde fez a sua formação de atleta, especializando-se nas provas de velocidade e salto em comprimento.

Mais tarde representou o Sporting Clube de Luanda, quando esteve em Angola a cumprir o serviço militar.

Depois de regressar a Lisboa e ao Sporting, foi Campeão de Portugal do salto em comprimento, tendo (19 de Março de 1972), estabelecido um novo recorde nacional do salto em comprimento em Pista Coberta, com 6,88m, fazendo ainda parte das equipas do Sporting que ganharam o Campeonato Nacional de Atletismo das épocas de 1969, 1970, 1971 e 1972.

Formado em Educação Física, integrou várias equipas técnicas do futebol profissional do Sporting como Preparador Físico e foi durante alguns anos, um dos principais treinadores do atletismo leonino, depois de se ter iniciado como técnico ao serviço do CDUL.

Também foi preparador físico no FC Porto integrando a equipa técnica de Octávio Machado, no Sporting de Braga com Manuel José, e no Belenenses.

Com 82 anos, Rui Oliveira faleceu, deixando os colegas mais antigos, em especial, mais órfãos, que apresentam sentidas condolências à família e que descanse em paz. (Foto: O Saloio-Mafra)

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.