Num encontro que “ferveu” por todos os lados, quiçá pela irrequietude do bacalhau da Noruega, os noruegueses suportaram um vaivém de alta intensidade e fizeram jus ao apuramento para os quartos de final do Mundial de Futebol 2026, desta vez no Estádio da Big Aple Nova Iorque.
Com uma atuação de alto gabarito, o guardião brasileiro foi evitando que a bola entrasse na baliza à sua guarda, depois de um punhado de defesas até acrobáticas, mas não foi capaz de fazer parar a máquina dominada pelos barcos Vikings, que soltaram todas as amarras e foram por aí acima até chegarem ao objetivo principal, que era ganhar e seguir em frente.
O que demorou bastante tempo (79’) altura em que Haaland, dando sequência a um centro proveniente da esquerda, bem medido, foi parar à sua cabeça, dentro da área e na posição frontal para a baliza, que saltou sem adversário por perto e meteu a bola na baliza à guarda do Brasil. Com o guardião a esticar-se, mas a não conseguir desviar a bola para canto, no mínimo.
Apesar do excelente trabalho do guarda-redes da equipa dos irmãos brasileiros, a verdade é que foi Haaland, de novo (90’) que fez o 2-0, numa jogada algo parecia com a anterior, e acabou pura e simplesmente para “matar” o resultado.
O Brasil ainda teve tempo de ementar a mão (ou o pé), mas Haaland (em cima dos 90’) quebrou as regras e decidiu voltar a marcar e fazer o 2-0, dando a segurança necessária para que o resultado não se alterasse.
Mas os brasileiros não se conformavam com a derrota e foi Neymar Jr (90+10’) que, em desespero, conseguiu marcar o golo de honra, mas fora de tempo para recuperar a retoma na partida e poder seguir mais além.
Neste dia de “descanso”, onde apenas se fez este encontro, a surpresa foi a partida da seleção canarinha ao Rio de Janeiro que, na 23ª presença (começou em 1930), acabou mais cedo e sem festa condigna, não chegando aos quartos de final, o primeiro objetivo do pentacampeão mundial.
Festa continua nesta segunda-feira, com Portugal e Espanha em luta
Nesta madrugada de domingo, México e Inglaterra dirimiram argumentos e consequências das peripécias que criaram para o encontro escalado para a 1h00 no histórico no Azteca, sendo que foi adiado para as 2h00, devido a uma tempestade que assolou a região.
A equipa inglesa venceu por 3-2, com golos Jude Bellingham (36′ e 38′) Harry Kane (57′ – GP) e pelos mexicanos marcaram Julián Quiñones (42′) e Raúl Jiménez (69′).
A Inglaterra, vai agora cruzar caminhos com a Noruega de Haaland, no jogo dos quartos de final, marcado para dia 11 de julho.
Neste dia, ainda, Portugal recebe a Espanha (20h) em Dallas (EUA), com a expetativa de poder chegar aos quartos de final.


