Os Campeonatos Europeus de Sub-18 regressam de dois em dois anos sob organização da European Athletics, e a edição de 2026 tem um significado especial: é a quinta da história da prova e a primeira a realizar-se em Itália.
Rieti, o centro geodésico do país, tinha sido escolhida para acolher o evento em 2020, adiado depois para 2021 e, por fim, cancelado devido à pandemia da Covid-19. Seis anos depois, a cidade recebe finalmente os melhores juvenis do continente no Estádio Raul Guidobaldi.
Evento que tem um significado particular também para Portugal, porque apresenta a sua maior comitiva de sempre na prova: 33 atletas, nascidos entre 2009 e 2010, que vão competir ao longo dos quatro dias de competição. A missão portuguesa está sob a chefia de Domingos Castro, contando ainda com Sara Moreira como team leader, Daniela Ferreira como responsável técnica, e Pedro Santos como secretário técnico
Nas quatro edições anteriores, os atletas portugueses subiram ao pódio em três ocasiões, todas elas com medalha de bronze: Marisa Carvalho, no salto em comprimento, em Tbilisi’2016; e João Peixoto (800m) e Etson Barros (2000m obstáculos), ambos em Gyor’2018. A seleção feminina de estafeta medley (2018) e Denis Hrabar, no decatlo (2024), completam o quadro de melhores resultados nacionais na prova, com quartos lugares.
Entre os 33 convocados, há atletas que chegam a Rieti com marcas de destaque na temporada e com legítimas aspirações a discutir lugares nas finais. É o caso dos três recordistas nacionais entre o lote dos juvenis: Adarlene Binta, que vai dividir a sua participação entre o lançamento do peso e do disco, apresentando como melhores marcas pessoais 16,43 m (recorde nacional) e 44,38 m, respetivamente. Já Carolina Ventura apresenta-se nos 100 metros (e na estafeta medley) com o registo de 11.54s — o recorde nacional do escalão. Do lado masculino, o atual recordista juvenil do triplo salto, João Matos, com a fasquia nos 15,10m é outro nome a ter em conta.
Além dos atletas que têm a atual melhor marca nacional do escalão, é de realçar outros que constam no topo dos rankings europeus das respetivas disciplinas. A marcha juvenil portuguesa tem no top-15 do continente duas atletas: Rosário Borges e Helena Rodrigues. Por outro lado, no lançamento do martelo, a campeã nacional Sub-18 e Sub-20 Clara Teixeira também é uma das atletas com melhores marcas na Europa.
Os horários das provas estão disponíveis no site da European Athletics.
José Carlos Pinto melhorou recorde pessoal dos 1500 metros
José Carlos Pinto estabeleceu um novo recorde pessoal nos 1500 metros, ao terminar no terceiro lugar do Gyulai István Memorial, em Budapeste, na Hungria.
O atleta português completou a distância em 3.31,47 minutos, melhorando a anterior melhor marca de 3.31,94, alcançada em julho de 2025.
A vitória pertenceu ao queniano Phanuel Kipkosgei Koech, com 3.31,09 minutos, novo recorde do meeting, apenas um centésimo à frente do compatriota Danson Kiplagat (3.31,10).
José Carlos Pinto consolidou-se como terceiro melhor português de sempre, atrás de Isaac Nader, recordista, com 3.29,37, e o medalhado Olímpico Rui Silva, com 3.30,07.




