Sexta-feira 18 de Abril de 2386

Espanhol Eduard Prades o mais veloz em Castelo Branco

8ªetapa-ChegadaOs espanhóis continuam a dominar em toda a linha nesta 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, com Eduard Prades a vencer a 8ª etapa, esta sexta-feira disputada entre as cidades da Guarda e Castrelo Branco.

Com o público a continuar a marca presença em grande número, dando (ainda) mais calor à prova e aos ciclistas, Prades (Caja Rural-Seguros RGA), aproveitou da melhor maneira as circunstâncias da etapa e furou por aí acima nos últimos quilómetros, para ganhar a primazia de chegar em primeiro ante o português Samuel Caldeira, integrados no grupo da frente e a quem foi atribuído o mesmo tempo, seguindo-se Davide Vingano (IDE), Coen Vermeltfoort (RIJ) e Albert Torres (ECU).

Mais um ano passou e, desde 2009, que nenhum português consegue vencer na chegada à cidade albicastrense.

Concluindo no 14º lugar, ainda com o mesmo tempo do vencedor, o camisola amarela Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), voltou a não perder tempo, mantendo os 14 segundos de vantagem sobre Délio Ferrnandez, 57 segundos sobre Jóni Brandão, 1m28 sobre Alejandro Marque e 1m51 sobre António Carvalho.

A bela cidade da Guarda, a mais alta das portuguesas, foi o local da partida desta 8ª etapa, numa altura em que as temperaturas rondavam os 35 graus, ao longo do dia, as atenções estavam de novo voltadas para os sprinters que começaram cedo com as ”escaramuças” para espevitar o andamento.

Com duas dezenas de quilómetros percorridos surgiu na frente um grupo de cinco homens. Ao calor da etapa juntava-se a alta velocidade nas primeiras horas com a média a rondar os 45 km / hora, muito em parte devido à equipa de Tavira, responsável pela perseguição. Os algarvios pensavam na chegada e suspiravam pela possibilidade de Manuel Cardoso se estrear a ganhar, este ano, na Volta.

Na primeira passagem por Castelo Branco, já com a zona de meta muito animada, o grupo fugitivo ainda rolava unido, mas depois de 160 quilómetros juntos vários elementos começaram a ceder. David de La Fuente (Efapel) foi o último resistente, “engolido” pelo pelotão a cinco quilómetros da meta. O espanhol contentou-se com o Prémio da Combatividade. Com várias equipas a preparar os homens mais rápidos para a derradeira luta assistiu-se a um final de etapa empolgante e a alta velocidade como só este tipo de chegadas é capaz de proporcionar.

Após esta etapa, nada de novo também na frente das várias classificações.

Nas equipas, a W52 soma agora 107h22m.11s, com a Rádio Popular em 2º, a 4m11s; LA Alumínio Antarte, a 6m04, o Louletano Ray Just , fechando o quinteto da frente com a EFAPEL.

Nos pontos, Davide Vigano foi o único que se intrometeu no quinteto da frente, em terceiro lugar, com 73 pontos, os mesmos que Joni Brandão e estando depois Filipe Cardoso, com 67, enquanto o líder é o camisola amarela (com 113) à frente de Délio Fernandez (103), que está no segundo lugar.

Na montanha nada de novo. Bruno Silva continua líder (77 pontos) e é o virtual campeão, porquanto nem Délio (50) e Gustavo (44) terão hipóteses de lá chegar.

Este sábado será o último dia para as decisões finais, com a realização da 9ª etapa, um contra-relógio com 34,2 metros no sistema de contra-relógio e que vai colocar os corredores na margem do rio Lis e a abraçar Monte Real, para depois recuperar o traçado da estrada nacional 109 até ao centro de Leiria.

Entretanto, Ultrapassado mais um dia a alta velocidade, a penúltima e decisiva etapa da Volta 2015 está a reservada para uma prova de esforço individual entre a Praia do Pedrógão e Leiria. O percurso do contra-relógio de 34,2 km vai colocar os corredores na margem do rio Lis e a abraçar Monte Real, para depois recuperar o traçado da estrada nacional 109 até ao centro de Leiria.

Desaparecido do palmarés de Portugal desde 2000, o “Prémio Kombinado KIA” regressou este ano para coroar o ciclista mais regular em prova. Todos os dias é entregue o respectivo troféu ao vencedor encontrado pelo somatório das diversas classificações – geral individual, montanha e por pontos. Gustavo Veloso, é o actual detentor do “Kombinado KIA”. O galego é o líder da Classificação Individual e por Pontos e está em terceiro na Montanha

© 2386 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.