Domingo 20 de Abril de 2673

Mundial de Atletismo – Federação confirma apenas 15 para Pequim

fpatletismo logo novoConfirma-se a notícia por nós avançada na passada semana de que Portugal só apresenta 15 atletas no mundial de Pequim, que terá lugar de 22 a 30 deste mês, de acordo com o comunicado esta terça-feira divulgado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

A ausência é a do meio fundista Hélio Gomes, que ficou a poucos centésimos de obter o mínimo nacional e que também não conseguiu entrar nos 45 melhores mundiais do ano, limite fixado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Do lote dos escolhidos, seis são do sector masculino e nove do feminino, uma vez mais com as senhoras a levar vantagem sobre os homens, como vem acontecendo de alguns anos a esta parte.

Nos rapazes, Yazaldes Nascimento (100 metros e é do Benfica); João Vieira (20 km marcha e do Sporting); Sérgio Vieira (20 km marcha e do Benfica); Pedro Isidro (50 km marcha e do Benfica); Nelson Évora (Triplo Salto e do Benfica; e Tsanko Arnaudov (Peso e do Benfica) foram os que alcançaram as marcas mínimas.

Nas raparigas, as eleitas foram, pelos mesmos motivos, Dulce Félix (10 000 metros e Benfica); Sara Moreira (10 000 metros e Sporting); Filomena Costa (Maratona e do ACD Jardim da Serra, da Madeira); Vera Santos (20 km marcha e do Sporting); Ana Cabecinha (20 km marcha e do CO Pechão; Inês Henriques (20 km marcha e do CN Rio Maior; Patrícia Mamona (Triplo Salto e do Sporting); Susana Costa (Triplo Salto e do Benfica) e Irina Rodrigues (Disco e do Sporting).

A comitiva será chefiada por Jorge Vieira, Presidente da Federação, com a liderança da equipa a cargo de Paulo Bernardo, Vice-Presidente, sendo João Abrantes, Técnico Nacional de Velocidade e Estafetas, o responsável técnico da equipa, que terá o apoio dos treinadores Jorge Miguel, Paulo Reis, Paulo Murta, João Ganço, Vladimir Zinchenko, Ricardo Ribas, Pedro Ribeiro, Maria Sameiro Araújo e José Uva.

Em termos de ranking mundial, a marchadora Ana Cabecinha é a melhor portuguesa classificada (7º) e como já obteve um 7º (Daegu’2011) e 8º (Moscovo’2013), surge como uma finalista capaz de poder subir alguns lugares se as atletas russas não participarem devido aos consecutivos casos de doping surgidos nos últimos tempos.

A seguir está Sara Moreira, com um oitavo posto nos 10.000 metros, difícil de manter na final directa face à supremacia das africanas, mas nada que meta medo e que até pode criar uma surpresa.

Nélson Évora, Patrícia Mamona e Susana Costa, os três triplistas, ocupam o 9º posto no ranking, com todos os olhares apontados para o campeão olímpico, o único mais candidato ao pódio neste campeonato. Para tal acontecer terá de se suplantar a si próprio (estes dois atletas já se encontram no Japão a estagiar há alguns dias, o que poderá ajudar em termos ambientais face à diferença horária) e chegar a uns 17,50 que não são impossíveis. Tal propósito se coloca para Patrícia (vice-campeã europeia em 2012) se bem que o pódio possa ficar por perto, enquanto Susana Costa, com o mesmo registo (14,32) do que Patrícia, pode causar alguma surpresa na disputa com a sua colega de equipa.

Tsanko Arnaudov, que se estreia por Portugal a este nível, está no 10º lugar (com surpreendentes 21,06) e resta esperar que não se “intimide” com o ambiente no estádio e os adversários, surgindo em 10º a marchadora Vera Santos, que pode beneficiar de uma putativa ausência das russas e em 11º Dulce Félix, como já o afirmou publicamente, pretende bater o seu recorde pessoal, tudo dependendo do ritmo da corrida (10.000 metros), que deverá ser “mole” para as africanas “dispararem” nas últimas voltas. A ver vamos…

Irina Rodrigues (disco) e Inês Henriques (marcha) estão na 15ª e 17ª posição, enquanto a maratonista Filomena Costa se encontra na 25ª posição, quiçá não aspirando a muito mais, aqui tendo “peso” importante as condições atmosféricas na partida e durante a corrida.

Os restantes elementos (Yazaldes Nascimento, João Vieira, Sérgio Vieira e Pedro Isidro) encontram-se entre os 44º e 47º lugares), o que não quer dizer nada, em especial para o recordista nacional dos 100 metros, Yazaldes, que poderá melhorar o seu registo.

O grosso da comitiva seguirá viagem no domingo, seis dias antes do início do campeonato.

Esteja atento porquanto, como tem sido hábito, faremos a cobertura diária do evento.

 

© 2673 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.