Terça-feira 16 de Abril de 2024

Quénia o inédito medalhado mais valioso

medalhas_beijing2015Pela primeira vez na história destes campeonatos, o Quénia e a Jamaica ocuparam as duas primeiras posições no medalheiro final, conquistando sete medalhas de ouro, a que se juntam ainda seis de prata e três de bronze (total de 16) para os africanos e duas de prata e três de bronze (12) para os jamaicanos.

Os Estados Unidos da América só conseguiram o último lugar neste pódio, com seis medalhas de ouro (mais seis de prata e outras tantas de bronze), num total de 18.

Seguiram-se a Grã-Bretanha (4-1-2), a Etiópia (4-1-2), também uma novidade, a Polónia (3-1-4), o Canadá (2-3-3), a Alemanha e a Rússia (2-3-3) e Cuba (2-1-0), referindo apenas os que conquistaram duas ou mais medalhas de ouro.

Portugal voltou a figurar neste quadro, no grupo dos 32ºs, face ao bronze conquistado por Nelson Évora.

Quanto à classificação por pontos, aqui sim os Estados Unidos confirmaram a supremacia numérica (maior número de participantes) – pontuação do 1º ao 8º lugar – somando 214 pontos contra 173 do Quénia e 132 da Jamaica, que ocuparam o pódio oficioso.

Quarto lugar para a Alemanha (113), seguindo-se a China e a Grã-Bretanha (94).

Portugal ficou no grupo dos que integraram o 29º lugar, com os 11 pontos conseguidos por Nélson Évora (6) e Ana Cabecinha (5).

De maior relevo ainda: Portugal ficou a par de países como Itália, Bélgica, Eritreia, Finlândia, e apenas a um ponto a Espanha e a dois do Japão, Brasil, Finlândia e Hungria, o que é muito bom.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.