Segunda-feira 06 de Maio de 2024

A medalha de ouro que faltou – Vanessa Fernandes integra Hall of Fame

vanessa_DFERNANDES

Arq. / © JCMYRO

Como que um prémio de consolação por não ter conseguido ser campeã olímpica – depois de ter conquistado tudo e arrebatado todos os amantes da modalidade – Vanessa Fernandes vai integrar o Hall of Fame (A Parede da Fama), segundo decidiu a International Triathlon Union (ITU).

Esta decisão, agora tornada pública pela Federação de Triatlo de Portugal, levou mais de um ano a “amadurecer” nos “interiores” da ITU, depois de o próprio organismo máximo da modalidade ter criado, em 2014, no decorrer da comemoração do 25º aniversário um Hall Of Fame para celebrar e reconhecer aqueles que deixaram uma maior marca na modalidade e, assim, deixar os seus nomes e feitos para a posterioridade.

Nesse ano apenas fizeram parte dessa restrita lista 7 individualidades cujos feitos alcançados durante a carreira desportiva se consideraram dignos de serem escolhidos.

Agora chegou a vez da Vanessa Fernandes fazer parte desse restrito número de atletas.

Faz história mais uma vez na sua carreira e torna-se no primeiro nome português a nele ingressar.

Vanessa chegou ao triatlo em 1999 com apenas 14 anos. Desde cedo foi capaz de mostrar a sua diferença, talento e capacidade de dedicação e de sacrifício. Em 2001 representa pela primeira vez a Selecção Nacional onde compete no escalão de Elites. No ano seguinte, a sua primeira medalha e pódio internacionais nos europeus de juniores com um 3º lugar. Feito que, um ano depois (2003) seria ultrapassado com a vitória nos mesmos campeonatos, representando o primeiro título internacional da sua carreira. A partir desse momento a Vanessa não parou de somar conquistas e títulos. Ainda nesse ano, venceu a sua primeira etapa da taça do mundo de elites, a primeira de 20.

Seguiram-se conquistas atrás de conquistas em números dificilmente antes vistos em toda a elite do triatlo mundial.

Vanessa foi cinco vezes consecutivas campeã da Europa de triatlo em elites, foi campeã do mundo de triatlo, duas vezes campeã do mundo de duatlo, venceu vinte taças do mundo de triatlo, número esse que ainda hoje é recorde de vitórias na modalidade para qualquer homem ou mulher, e foi segunda classificada nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

A última competição internacional foi em 2011 e o legado que deixa na modalidade é de valor incalculável.

Recentemente foi galardoada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

É com este número de conquistas que a ITU assume a sua posição e justifica a escolha de Vanessa Fernandes como novo membro do Hall Of Fame da modalidade.

Representa, sem dúvida, um dos maiores nomes que alguma vez competiram no circuito internacional, detém recordes de vitórias e continua a fazer a sua diferença, tornando-se o elemento mais novo a ingressar esta célebre lista.

“É com enorme orgulho que recebemos esta notícia. Pela Vanessa, pela modalidade e por Portugal” – frisa a Federação de Triatlo na missiva plasmada na página oficial na internet.

A cerimónia de integração dos novos membros do Hall Of Fame será no dia 17 deste mês de Setembro em Chicago (USA).

Uma campeã, sem dúvida, das campeãs ao mais elevado nível de notoriedade mundial.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.