Sábado 27 de Abril de 2024

Nélson, Sara e Sérgio líderes na Europa

Jul20_3290_CamPortAtle_nelson evoraO campeão olímpico, a maratonista e o marchador são os melhores atletas europeus nas suas especialidades, terminada que está a época de 2014/2015, havendo ainda mais atletas no pódio europeu.

Nelson liderou o triplo salto, Sara os 10.000 metros e Sérgio Vieira os 20 km marcha. Na segunda posição classificaram-se a marchadora Ana Cabecinha (20 km) e o terceiro lugar coube a Dulce Félix (10.000 metros e maratona) e ainda ao jovem lançador Tsanko Arnaudov.

Ainda em lugares de destaque, a presença de Inês Henriques (4ª nos 10 000 m marcha), André Costa, Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento (5ºs na estafeta de 4×100 metros), Susana Costa (6ª no Triplo Salto), Sara Moreira (que junta à liderança nos 10 000 metros o 6º lugar na Maratona e o 10º nos 3 000 metros), Irina Rodrigues (9ª no lançamento do disco) e Filomena Costa (10ª na maratona).

Na lista dos 100 melhores do ano, em cada disciplina, entram um total de 79 atletas portugueses, o que é muito bom, pese embora o facto de, em termos reais, saber a pouco.

Em vésperas de jogos Olímpicos, a “máquina” do atletismo tem que se reorganizar para evitar o que se verificou no mundial de Pequim (e outras competições anteriores), em que, segundo salientou João Abrantes, técnico da selecção que foi à China, “uma percentagem demasiado elevada de atletas falharam os seus objectivos”.

E não venham dizer que não sabiam o estado em que alguns desses atletas se encontravam antes das competições. Mas, a montante, está um dos primeiros “busílis” da questão: não se pode fazer mínimos em Março sem nunca mais se aproximar desses mínimos deles que ainda falta.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.