Sexta-feira 29 de Abril de 8450

Desportistas do Ano – Confederação apresentou finalistas

28out_2061

© 2015 JCMYRO

No Centro Colombo, esta quarta-feira, abriram-se os “ovos” onde estavam inseridos os nomes dos candidatos que, em cada categoria, são os finalistas da corrida aos prémios “Desportistas do Ano”, evento promovido pela Confederação do Desporto de Portugal.

Das propostas apresentadas por cada Federação filiada na CDP, foi feita uma pré-selecção, de acordo com os critérios determinados, tendo o júri decidido sugerir os nomes que foram apresentados.

Logo à partida, realça-se o facto de cinco dos desportistas nomeados, um por cada categoria, terem sido apresentados pela FADU (Desporto Universitário), pese embora, na globalidade, também deveriam representar as respectivas Federações Nacionais.

Aqui ficam as nomeações – que estarão a votação pública no site www.cdp.pt, até ao dia da gala, marcada para 11 de Novembro, tendo como palco Casino Estoril.

No sector masculino, Rui Costa (ciclista três vezes distinguido) assume a liderança dos candidatos ao título de melhor do ano, tentando somar a quarta vitória, onde surgem também o bronzeado mundial Nelson Évora (Atletismo), curiosamente também com três títulos de melhor atleta do ano.

28out_2109

© 2015 JCMYRO / JCSERV

Dois campeões que se juntam aos também nomeados Miguel Oliveira (Motociclismo), vencedor de cinco grandes prémios de Moto3; Rui Bragança, ouro na categoria -58 kg no taekwondo nos Jogos Europeus de Baku; o canoísta Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 no Europeu e no Mundial.

No lado feminino, a ginasta Filipa Martins (oitava no Europeu de ginástica artística no concurso ‘all around’), a patinadora Mariana Souto (campeã mundial e europeia em pares dança (juniores), a canoísta Francisca Laia (medalha de prata em K1 200 nos Mundiais de sub-23), Ana Teresa Almeida (campeã mundial de bodyboard), e Fu Yu (Ténis de Mesa), com o bronze no Europeu, são as candidatas.

28out_2084

© 2015 JCMYRO / JCSERV

Na equipa do ano foram nomeadas o K4 1.000 (que conquistou a prata no Europeu de canoagem), a selecção universitária de andebol masculino (ouro nas Universíadas), a de hóquei em patins sub-20 (bicampeã mundial da categoria), a de futebol de praia (campeã mundial e europeia) e a de ténis de mesa (ouro nos Jogos Europeus de Baku2015).

28out_2103

© 2015 JCMYRO / JCSERV

Para a jovem promessa foram designados Joana Cunha (desporto universitário/taekwondo), com a prata na categoria de -57 kg nas Universíadas, José Souto (patinagem), bicampeão mundial de ‘solo dance’ em juniores, João Amorim (canoagem), campeão mundial de maratona em C1 júnior, Ruben Neves (futebol), a jogar na principal equipa do FC Porto e na Liga dos Campeões e Melanie Santos (triatlo), bronze no Mundial e Europeu de sub-23.

28out_2099

© 2015 JCMYRO / JCSERV

Os nomeados para treinador do ano foram Rolando Freitas (seleccionador de andebol universitário e de elite), João Ganso (técnico de Nélson Évora), Hélio Lucas e José Sousa (responsáveis pela canoagem nacional), Mário Narciso, seleccionador de futebol de praia e Lino Barruncho (técnico João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, do triatlo), vencedores de várias medalhas internacionais.

28out_2092

O tema deste ano é dedicado à 20ª edição da Gala, pelo que se intitula “20 anos da Gala do Desporto”, evento na qual, entre outras distinções, serão distinguidos os melhores elementos propostos por cada Federação.

28out_200528out_2001

 

© 8451 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.