Quinta-feira 25 de Abril de 2024

São Martinho num Casino sem estrelas…cintilantes!

11nov_2_2079_new

© JCMYRO 2015

Gala da Confederação do Desporto

A ausência de estrelas como Telma Monteiro, Nélson Évora e Vanessa Fernandes – entre outros premiados de nível internacional – foi a nota menos positiva (independentemente das razões que a cada um assistiu) nos vinte anos da Gala do Desporto promovida pela Confederação do Desporto de Portugal.

11nov_6_2892

© JCMYRO 2015

Quiçá a maior surpresa da noite – que era para desportistas – foi a decisão da CDP em atribuir o prémio “Mérito Desportivo – Alto Prestígio” (o mais alto desta pleia de distinções) aos locutores que há uma boa mão cheia de anos coordenam o andamento do evento, como são os casos de Inês Gonçalves e Jorge Gabriel, que laboram na RTP.

Num salão “Preto e Prata” repleto de uma plateia de desportistas de ontem, de hoje e de amanhã, foram desfilando as poucas “estrelas” que restaram do leque dos ausentes, num acto social de largo alcance ético e pedagogo que, desta vez, não teve o brilho habitual, pese embora o esforço desenvolvido pela Confederação, que foi “apanhada” por alguns “turbilhões”, em especial o que respeita a Telma Monteiro, que merecia ter sido integrada nos atletas do ano, mas não o foi porque a Federação de Judo não a indicou.

Nos prémios principais, poderá dizer-se que também houve surpresas, pelo menos nas categorias da atleta e da equipa do ano, tendo presente o currículo dos atletas e formações colocadas em votação.

Rúben Neves (o jogador mais jovem – 18 anos – de sempre que se tornou capitão da equipa principal do F. C. Porto) e Hélio Lucas/José Sousa (treinadores da canoagem) foram os melhores, numa previsão que se considera normal, bem como Miguel Oliveira, o motociclista que acabou de se sagrar vice-campeão mundial de Moto2 (uma imagem fresquinha que esteva presente nestes três últimos dias de votação).

11nov_6_2880

© JCMYRO 2015

Alguma surpresa para a equipa do ano, que coube a selecção de Futebol de Praia (campeã mundial e europeia) e à atleta do ano, a ginasta Filipa Martins (.oitava no Europeu de ginástica artística no concurso “all around’).

Mas com diz o ditado “quem manda é o povo”. E foi assim que se verificou. No desporto como na política, a votação nem sempre é o que se queria que fosse.

O Prémio Ética Desportiva foi atribuído a Paula Veiga Fortunato por um conjunto de acções desenvolvidas ao longo dos últimos anos no âmbito da Ética, na sua mais ampla abrangência.

Quanto ao Mérito Desportivo, respeitante às Personalidades/Entidades do Ano – prémios atribuídos por indicação de cada uma das Federações desportivas – foram distinguidos trinta e nove cidadãos entre dirigentes, técnicos, atletas, empresas, autarquias – dos quais se destacam â Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, pelo projecto de parceria que levou à criação da Residência Universitária para os atletas integrados no Projecto Olímpico; o Futebol Clube de Benfica, pelo trabalho e êxitos alcançados ao longo de muitas dezenas de anos e, em especial, no futebol feminino; João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos (actual 33º no ranking da ATP); Marcos Freitas, um dos elementos da selecção nacional de ténis de mesa, campeã europeia em Lisboa; João Costa, o multi-medalhado atirador português; Vanessa Fernandes, a medalhada olímpica de triatlo e a multi-campeã da europa de Judo, Telma Monteiro.

A surpresa, que não chegou a ser porque conhecida antecipadamente, foi a entrega do prémio proposto pela Federação de Automobilismo e Karting a Emídio Guerreiro, ex-secretário de Estado do Desporto e Juventude.

11nov_2_2085

© JCMYRO 2015

Os prémios para os campeões mundiais e europeus (relativos ao ano de 2014) foram entregues a quarenta e sete atletas, de várias modalidades e categorias – abrangendo também o Desporto Universitário – incluindo o escalão dos mais jovens (juniores).

Destacam-se, por exemplo, a selecção nacional universitária que conquistou a medalha de ouro na Universíada de Verão; João Souto e Mariana Souto, respectivamente campeão europeu e europeia e mundial de Patinagem Artística a Solo (juniores); a selecção nacional de hóquei em patins, sub-20, campeã do mundo; selecção nacional de futebol de praia, campeã europeia e mundial; João Rodrigues, campeão mundial de pesca para pessoas portadoras de deficiência¸ Ana teresa Almeida, campeã mundial de Bodyboard; Rui Bragança, campeão europeu de Taekwondo; João Monteiro, campeão europeu de ténis de mesa (pares); selecção nacional de seniores de ténis de mesa, medalha de ouro nos Jogos Europeus e Filipe Azevedo, campeão europeu de Duatlo (sub-23).

Os vinte anos da Gala do Desporto, apesar do descrito, foram cumpridos dentro do espirito que tem comandado esta organização, pena seja que nem todos compreendam, provavelmente por falta de ética, o significado que representa receber uma distinção no país.

11nov_2_2039

© JCMYRO 2015

11nov_2_2045

© JCMYRO 2015

11nov_2_2048

© JCMYRO 2015

11nov_2_2066

© JCMYRO 2015

11nov_2_2111

© JCMYRO 2015

11nov_2_2145

© JCMYRO 2015

11nov_2_2186

© JCMYRO 2015

11nov_3_2698

© JCMYRO 2015

11nov_6_2898

© JCMYRO 2015

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.