Sábado 18 de Maio de 2024

Benfica e Sporting na discussão dos títulos

27nov 1056 Cross Sel CNNacional de Crosse

Este sábado, a partir das 16 horas, a Alameda da Universidade de Lisboa vai ser palco do, quiçá, mais importante nacional de estrada, fazendo relembrar as lutas ponto a ponto dos anos setenta e oitenta entre os velhos rivais – Benfica e Sporting – para chegarem ao primeiro lugar do pódio.

Dos “frente a frente” de Rosa Mota, Aurora Cunha, Albertina Machado, Manuela Machado – as campeãs de outrora – chegamos aos “encontros” de Sara Moreira, Dulce Félix, Jéssica Augusto, Daniela Cunha, Mónica Silva, Catarina Ribeiro e Carla Salomé ou a regressada Vanessa Fernandes (medalhada olímpica do triatlo), as melhores do momento, a que se junta uma ou outra “outsider”, que poderá “atrapalhar” a classificação colectiva, para um ou para outro lado, sendo que não se espera que Sporting e Benfica não dominem a competição, pese embora o Salgueiros e a Adercus, pelo menos, estejam à “espreita”.

Em termos individuais Dulce Félix (quatro títulos nos últimos cinco anos) parte como favorita, Sara Moreira, por certo, não vai deixar de a “marcar” à linha, aliás como Catarina Ribeiro e Vanessa Fernandes – que deram um festival de bem correr na recente São Silvestre da Amadora – se bem que Jéssica Augusto seja uma incógnita em face de ter sido mãe há poucos meses.

No colectivo, o Benfica tem dominado nos dois últimos anos (este ano será a 23ª edição da competição), num “combate” em que o Sporting nunca deu luta, porque ainda não conquistou qualquer título feminino nesta vertente.

No lado masculino o equilíbrio também se mantém e há que reter se o quase “quarentão” Rui Silva vai voltar a dominar, como o fez na São Silvestre da Amadora, deixando o jovem Rui Pinto muito longe.

Mas existem ainda Licínio Pimentel, José Moreira, Youssef El Kalai, Hermano Ferreira, António Silva e Eduardo Mbengani, com o Benfica a colocar em “jogo” o regressado Manuel Damião, além de Rui Pedro Silva, Hélio Gomes, Alberto Paulo, Rui Pinto, Samuel Barata e o homem do triatlo, João Pereira.

Seja pelo que for mas, em especial, porque é mais um Benfica Sporting ou Sporting Benfica se quiserem).

Não perca, na tarde deste sábado (16 horas), a 23ª edição do Campeonato Nacional de Estrada, recheado das principais estrelas do atletismo nacional da actualidade, que prometem um excelente espectáculo.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.