Sábado 27 de Abril de 2024

Rosa Mota Embaixadora e Carlos Patrício distinguido

corridareispico2016Corrida dos Reis na ilha do Pico

A campeã olímpica Rosa Mota é a Embaixadora da 26ª Corrida dos Reis, que este domingo se efectua na vila de São Mateus, na Ilha do Pico, onde regressa para emprestar a sua imagem à que já se considera a mais importante manifestação desportiva, no âmbito do Atletismo, nos Açores.

O antigo internacional olímpico português Carlos Patrício – que nasceu na ilha do Faial – será o atleta distinguido nesta edição (informação complementar anexa).

Ao longo dos anos e no historial de homenagens, já marcaram presença no Pico vários atletas olímpicos, entre os quais – de entre muitos – Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Manuela Machado, Dionísio Castro, Domingos Castro, António Leitão, Paulo Guerra, Manuel Matias, Vanessa Fernandes, Susana Feitor, Conceição Ferreira, Ezequiel Canário, António Pinto ou Inês Monteiro.

Este ano o convidado de honra é o atleta olímpico Carlos Patrício, que será acompanhado pela melhor maratonista mundial de todos os tempos Rosa Mota, a menina da Foz, que muito tem contribuído pela promoção da Corrida dos Reis e da Ilha do Pico, onde é presença habitual, ostentando o título de Embaixadora da prova.

A Corrida dos Reis realiza-se este domingo, numa verdadeira festa, com a presença de muitas instituições envolvidas na organização que abrem este dia, com o desfile pelas 09h30 com todos os participantes, acompanhados dos Reis Magos, e pelos Pajens, seguindo-se a cerimónia oficial de abertura, o acender da “Pira Olímpica” e a leitura da mensagem alusiva ao evento por uma criança.

Entre as centenas de participantes que estarão presentes nas provas principais – haverá também corridas para os mais jovens (desde os cinco anos) – dezena e meia de atletas que militam nos principais clubes portugueses.

São os casos de Sérgio Silva, que venceu as quatro últimas edições e que foi 5º na recente Meia Maratona Manuela Machado depois de um excelente 89º lugar na mítica São Silvestre da Amadora, curiosamente a correr com a camisola do Clube Desportivo Operário, dos Açores; de Eduardo Mbengani (Sporting), que foi 5º na São Silvestre da Amadora e 6º no recente campeonato nacional de estrada; Hugo Correia (Sporting), 4º na São Silvestre da Amadora; Hugo Almeida (Sporting), campeão nacional dos 3.000 metros; Hugo Gil (Ingleses F.C.) vice-campeão mundial do Desporto Escolar nos 800 metros (ainda júnior) e Bruno Silva (Maia AC).

No lado feminino, realce para Daniela Cunha (Sporting), 4ª na São Silvestre da Amadora, 12ª no nacional de estrada e vencedora da São Silvestre de Santo Tirso; Ana Ferreira (Sporting), 7ª no nacional de estrada e vencedora dos 20 km de Almeirim e da Corrida 1º de Maio, em Lisboa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.