Sexta-feira 18 de Abril de 9800

Volta ao Algarve – Tony Martin (Etixx-QuickStep) de amarelo

VOLTAALGARVE42

© João Fonseca Photographer – F.P.Ciclismo

Tony Martin e Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), que se podem classificar como dos melhores homens no contra-relógio da última década, estiveram em evidência na terceira etapa da Volta ao Algarve que este sábado se correu entre Sagres e … Sagres, num contra-relógio de 18 km.

Cancellara foi o vencedor, com 20.57 (pedalando à velocidade de 51,551 km/h) mas Martin, que ficou a cinco segundos, chegou à camisola amarela, passando a liderar a prova que este sábado terá a quarta e penúltima etapa

Num percurso plano, os grandes especialistas deram cartas e proporcionaram uma tarde de emoções fortes, registe-se que Martin logrou o melhor registo na cronometragem intermédia, ao quilómetro 11,3, mas cedeu na segunda metade da prova.

O espanhol Luis León Sanchez partiu com a camisola amarela Cyclin’Portugal, disposto a segurar a liderança. No ponto intermédio conseguiu o sexto tempo, mas, na zona de inversão de marcha a bicicleta derrapou, atirando o espanhol ao chão e impedindo a sua continuidade em prova.

Martin, que chegou extenuado ao final do contra-relógio, sentando-se no chão após cortar a meta, viu o esforço recompensado. Não venceu a etapa, mas envergou a camisola amarela e é candidato a conquistar a Volta ao Algarve pela terceira vez na carreira, depois dos triunfos de 2011 e de 2013. O britânico Geraint Thomas (Sky), vencedor da Volta ao Algarve do ano passado, é o adversário mais direto, apenas a 3 segundos. O terceiro classificado é o basco Ion Izagirre (Movistar), a 20 segundos.

Nelson Oliveira foi o melhor luso na etapa, terminando na quinta posição, a 37 segundos de Cancellara, mas na geral continua a ser Tiago Machado (Katuhsa) o português melhor colocado, embora tenha baixado ao sétimo lugar, a 59 segundos do líder. Nelson Oliveira é 11.º, a 1.09, e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) fecha o top 15, a 1.38 do primeiro.

A luta pela camisola amarela Cyclin’Portugal promete ser acesa até domingo, com as bonificações das metas volantes e das chegadas e ainda com a subida ao alto do Malhão a prometerem espectáculo.

Nas restantes classificações, nota para o excelente desempenho coletivo da Movistar, que hoje colocou quatro corredores nos sete primeiros, vencendo por equipas, um desempenho, todavia, insuficiente para impedir a liderança coletiva da Katusha.

Marcel Kittel (Etixx-QuickStep) veste a camisola verde Turismo do Algarve,42voltaalgarve dos pontos, Geraint Thomas enverga a azul Liberty Seguros, da montanha, e o belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal) é o dono da camisola branca Fundação do Desporto, que premeia o melhor jovem.

Classificações

3.ª Etapa

1.º Fabian Cancellara (Trek-Segafrado), 20.57 (Média: 51,551 km/h)

2.º Tony Martin (Etixx-QuickStep), a 5s

3.º Geraint Thomas (Sky), a 28s

4.º Ion Izagirre (Movistar), a 37s

5.º Nelson Oliveira (Movistar), mt

6.º Jonathan Castroviejo (Movistar), mt

7.º Alex Dowsett (Movistar), a 40s

8.º Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 51s

9.º Victor Campanaerts (Lotto NL-Jumbo), mt

10.º Ramunas Navardauskas (Cannondale), a 55s

Geral

1.º Tony Martin (Etixx-QuickStep), 9h22m17s

2.º Geraint Thomas (Sky), a 3s

3.º Ion Izagirre (Movistar), a 20s

4.º Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 46s

5.º Thibaut Pinot (FDJ), a 47s

6.º Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 52s

7.º Tiago Machado (Katusha), a 59s

8.º Ilnur Zakarin (Katusha), a 1.04

9.º Jarlinson Pantano (IAM Cycling), a 1.05

10.º Alberto Contador (Tinkoff), a 1.07

A quarta etapa corre-se neste sábado, ao longo de 194 quilómetros, entre S. Brás de Alportel e Tavira. Prevê-se uma etapa com chegada ao sprint, onde se poderá assistir à reedição do duelo entre velocistas que marcou a etapa inaugural, em Albufeira.

© 9801 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.