Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Ciclismo – A “Alentejana” do Património

voltaalentejo _serpa

Volta ao Alentejo – Serpa

175 corredores na luta pela vitória

Esta quarta-feira o ciclismo internacional volta a terras portuguesas, em especial as alentejanas, para a 34ª Volta Alentejo Crédito Agrícola, que se correrá até ao dia 20, depois de cinco jornadas de forte competição, de fair play e sem doping, preservando os factores da verdade desportiva.

Para “atacar” as dificuldades que vão sendo colocadas todos os dias, desde Portalegre a Évora, num total de pouco mais de novecentos quilómetros, os 175 ciclistas inscritos vão ter de estar bem preparados, com o objectivo de obter as melhores posições nesta clássica com muita história no país.

Vinte e duas são as equipas presentes, em representação de 8 países (Estados Unidos, Noruega, República Checa, Suécia, Espanha, Rússia, Holanda e Portugal), sendo dez que vem de fora e que se juntam às doze portuguesas, entre Elite e Sub 23, e onde não consta nenhum antigo vencedor da Volta ao Alentejo, pelo que a tradição vai manter-se: esta é a única prova por etapas do calendário UCI que nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo corredor.

E quanto a portugueses, há dez anos que nenhum vence a prova. Será desta vez que se quebra a tradição numa edição que conta com o regresso do Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube Porto ao pelotão? Dúvidas para desfazer até domingo.

Entre tantos motivos desportivos junta-se a esta festa tão especial a Arte Chocalheira de Alcáçovas, as flores das Festas do Povo de Campo Maior e os Chapéus Alentejanos, pedaços de Património que vão estar em todas as cerimónias de pódio. São usos e costumes que as gentes do Alentejo teimam em preservar…

Quanto ao percurso, a etapa inaugural começa em Portalegre, tem subidas em Cabeço do Mouro, Prémio de Montanha de 2ª categoria, Monte Paleiros (3ª cat.), Marvão (4ª cat.) e, a menos de 20km para a meta final instalada em Castelo de Vide, a Sra. da Penha (3ª cat.).

Nesta primeira tirada de 158km há metas volantes no Crato, Monforte e Portalegre. O final deste dia, e das restantes tiradas, está previsto acontecer cerca das 16 horas.

A segunda etapa – a mais longa – parte de Monforte e terá 206,2 km com metas volantes em Borba, Redondo e Reguengos de Monsaraz antes de subir e terminar junto ao castelo de Montemor-o-Novo.

Vincando a presença do Baixo Alentejo na prova, o terceiro dia de competição liga Portel a Beja. A etapa de 186,6 km com passagens por Vidigueira, Serpa e Mértola será a única sem qualquer contagem de montanha. O fim-de-semana da “Alentejana” começa em Aljustrel.

Na quarta etapa, com o Litoral Alentejano como pano de fundo, as metas volantes vão estar em Castro Verde, Odemira e Sines. Nas Cumeadas, em Santiago do Cacém, haverá uma contagem para o prémio da montana (4ª cat.). A chegada vai acontecer em Grândola após 184,7 km.

A competição terminará no domingo (dia 20) em Évora, que comemora 30 anos como Património da Humanidade.

As derradeiras emoções da 34ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola vivem-se a partir de Santiago do Cacém de onde o pelotão partirá para os 172,3 km finais. As metas volantes estão em Isaías, Vendas Novas e Arraiolos e a classificação da montanha confinada aos Prémios de 4ª categoria em Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo. A chegada e a coroação do vencedor, como em 2014, vão acontecer na Praça do Giraldo, em Évora.

Enquanto as grandes emoções não chegam, recordam-se os últimos vencedores:

2015 – Pawel Bernas (Activejet Team)

2014 – Carlos Barbero (Euskadi)

2013 – Jasper Stuyven (Bontrager Cycling Team)

2012 – Alexey Kunshin (Lokosphinx)

2011 – Evaldas Siskevicius (Pomme Marseille)

2010 – David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira)

2009 – Maxime Bouet (Agritubel)

2008 – Hector Guerra (Liberty Seguros)

2007 – Manuel Vázquez (AndaluciaCajasur)

2006 – Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcon)

A 34ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola é uma organização conjunta da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events com o patrocínio de Crédito Agrícola, CA Vida, CA Seguros, RTP, Jornal A Bola, Antena1, Cision, KIA, Delta Cafés, Vitalis, KTM, Fundação INATEL, Shimano, Pacto, Dietsport, Instituto Geográfico do Exército, Infraestruturas de Portugal e com apoio institucional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, da Junta de Freguesia de Alcáçovas e dos Municípios de Portalegre, Castelo de Vide, Monforte, Montemor-o-Novo, Portel, Beja, Aljustrel, Grândola, Santiago do Cacém e Évora.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.