Sábado 18 de Maio de 2024

EDP Meia Maratona de Lisboa – Mais de 35.000 na Ponte no domingo

meiamaratona24edicNova enchente para a 26ª EDP Meia Maratona de Lisboa, que estará em acção a partir das 10.30 horas da manhã deste domingo, com mais de 35.000 inscritos a desfilarem pela ponte 25 de Abril, em mais uma manhã que, como tem acontecido, vai abrilhantar a cidade capital do país.

A partida da prova principal está marcada para as 10h30, com a participação de atletas de ambos os sexos e de rodos os escalões etários permitidos (acima dos 18 anos) junto às portagens na referida ponte, sendo que as provas para a elite feminina terá a partida às 10h15 em Algés (estação da CP) e com a elite masculina a partir pelas 10h30.

Numa prova qualificada com a medalha de ouro da Federação Internacional de Atletismo, muitos serão, por certo, os objectivos de todos os participantes, se bem que o principal interesse nacional (e internacional, representados por cerca de meia centena de atletas do top mundial) seja alcançado com a obtenção de um novo recorde do mundo da distância, recordando-se que a melhor marca mundial (58.23) masculina foi conseguida em Lisboa, na edição de 2010.

Daí que esta prova seja efectuada apenas em linha recta, com partida em Algés e chegada junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

Candidatos são muitos, em especial africanos – que tem dominado as anteriores edições – como sejam os casos de Leonard Komom, recordista mundial dos 10 e 15 km em estrada (59.14 à meia maratona) e Linet Masai, campeã mundial dos 10.000 em 2009.

No masculino, atletas como Sammy Kitwara e Keneth Kipkemoi (Quénia), Ammanuel Bett e Amanuel Meses (ambos da Eritreia) podem tornar-se “outsiders” na luta pelo pódio e pelos 50.000 euros para o prémio em caso de record, onde estarão também os portugueses Ricardo Ribas, José Moreira, Miguel Ribeiro, enquanto no feminino a primazia vai Ymer Ayalew, Koren Yal e Ruti Aga (todas as etiópia), a que se juntam as portuguesas Sara Moreira e Dulce Félix.

Tudo a postos para mais um êxito na cidade de Lisboa e para Portugal.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.