Domingo 20 de Abril de 4690

Campeonatos Nacionais Universitários – Dezasseis campeões já encontrados

CNUs2016-EsgrimaMasculinaRealizou-se este domingo o primeiro dia de competição nos Campeonatos Nacionais Universitários’2016, em palcos diversos na capital do país.

O Judo e a Esgrima foram as duas modalidades em acção e coroaram os primeiros 16 campeões nacionais, jornada inaugural que contou com, entre homens e mulheres, mais de 100 estudantes atletas envolvidos nesta jornada inaugural.

O pavilhão do INATEL recebeu quase 80 judocas que lutaram pelas melhores posições perante muito público nas bancadas, que assistiu ao domínio dos “estudantes” da Associação Académica de Coimbra, que revalidaram, colectivamente, o título de campeão nacional por equipas.

Entre os estudantes-atletas presentes destaque para Inês Ribeiro (Associação de Estudantes do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa) que alcançou o ouro entre as concorrentes com -52Kg (em 2015 foi campeã nacional universitária -57Kg). Entre os homens, SONY DSCDiogo Silva (Universidade Lusíada) bateu a concorrência e é o novo Campeão Nacional na categoria +90Kg. Depois do terceiro lugar nos Europeus Universitários do ano passado e do ouro alcançado em 2013, em Coimbra, Diogo Silva consegue com esta vitória, e à semelhança dos restantes campeões nacionais, o apuramento directo para os Jogos Europeus Universitários de 2016, na Croácia.

Na Esgrima, a competição desenvolveu-se em Espada, Florete e Sabre no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa.

Beatriz Paula e José Bartissol, ambos da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, levaram para casa as tão desejadas medalhas de ouro na Espada.

Na agenda para esta segunda-feira, para além das actividades desportivas nas várias modalidades (Andebol masculino, Basquetebol feminino, Futebol de 11 masculino, Voleibol masculino e futsal masculino), lugar à sessão de abertura no Teatro Thalia (nas Laranjeiras), subordinada ao tema “Desporto, Cidade e Academia” , que contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Vereador para o

Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, do presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL), da Comissão Organizadora dos CNU’s 2016 Lx, André Santos Pereira e também o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro.

O Coro Médico de Lisboa e pela ForTuna encarregam-se dos momentos musicais da noite.

As fases finais concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários’2016 realizam-se em Lisboa (17 a 24 de Abril) e contam com a organização local da Federação Académica de Lisboa (FAL), da Câmara Municipal de Lisboa (CML), sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

Estes campeonatos vão determinar os campeões nacionais universitários de 10 modalidades com apuramento directo para os Jogos Europeus Universitários de 2016 que se realizam em Zagreb, Rijeka, Croácia, em Julho.

 

© 4690 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.