Domingo 28 de Abril de 2024

Triatlo- Portugal com três atletas no Rio’2016

Triatlo-MelanieSantosTudo leva a crer que Portugal vai ter, pela primeira vez, três atletas nos jogos Olímpicos (Rio’2016), se a prova este sábado efectuada em Yokohama (Japão) não trouxer alterações ao ranking que estava estabelecida em 8 do corrente mês.

Isto porque, há oito dias, Portugal tinha os três atletas (João Pereira, 11º; João Silva, 21º e Miguel Arraiolos, 48º) nos lugares elegíveis regulamentarmente, isto é, entre os 48 primeiros que são apurados com base nos pontos atribuídos e de acordo com o regulamento publicado no site da International Triathlon Union.

Na prova realizada este sábado, a classificação parece não ter provocado alterações de maior no referido ranking, pelo que é possível que Miguel Arraiolos, apesar do 46º lugar (1.51.17 – com vitória, mais uma, para o espanhol Mario Mola, com 1.46.27), possa carimbar o passaporte para o Rio’2016, o que seria esplêndido.

A confirmar-se a qualificação de Miguel, este seria um feito inédito no triatlo nacional que, recorde-se, teve nos Jogos Olímpicos de Londres dois representantes masculinos (João Silva e Bruno Pais) e em Pequim três representantes, com a medalhada de prata Vanessa Fernandes, Bruno Pais e Duarte Marques.

Mas a certeza só será conhecida no dia 20 de Maio (sexta-feira) data definida pela ITU para a comunicação aos respectivos Comités Olímpicos Nacionais.

Na competição feminina, terminou no Japão o sensacional percurso de Melanie Santos nesta campanha de qualificação. Infelizmente, Melanie, uma das atletas da elite mundial que mais evoluiu este ano, não logrou o objectivo por muito pouco, tendo arriscado tudo para bater a estónia Kaidi Kivioja, sua concorrente directa no apuramento, mas acabando por desistir.

Com apenas 20 anos e integrada nesta campanha olímpica para ganhar maturidade competitiva para uma tentativa de qualificação Triatlo-MiguelArraiolospara Tóquio 2020, acabou por surpreender tudo e todos, e quase garantia uma presença na start list do Rio. Também por isso, Melanie se mostrou algo triste mas cheia de confiança no futuro.

Fernando Feijão, presidente da Federação lusa da modalidade, que deu os parabéns a todos os atletas, congratulou-se pelo retorno do investimento realizado por todos os envolvidos:

“A Melanie e o Miguel estão ambos de parabéns, tal como o João Pereira e o João Silva, que já tinham garantido o apuramento, independentemente da qualificação do Miguel se confirmar e termos três homens nos Jogos do Rio, sabemos que lançámos as bases para uma representação olímpica ainda mais robusta em Tóquio.”

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.