Sexta-feira 26 de Abril de 2024

78ª Volta a Portugal entrou em contagem decrescente

78VPST_CamisolasCasa cheia no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa para receber, esta terça-feira, algumas das principais figuras que vão integrar a 78ª Volta a Portugal Santander Totta, que irá para a rua no dia 27 de Julho em Oliveira de Azeméis e terminará na sala de visitas de Lisboa, no Terreiro de Paço, no que são três das novidades para este ano.

Uma que foi conhecida há poucos dias, que foi a mudança do nome do principal sponsor, que passou a ser o Santander Totta e as outras duas que foram dadas a conhecer esta terça-feira, no caso o prólogo em Oliveira de Azeméis e a chegada em plena Terreiro do Paço.

Mas houve mais, como foi o caso do novo patrocinador RUBiS Gás (Camisola dos pontos), com a Liberty Seguros a ir para o prémio da montanha, a da Juventude para a RTP e o da EDP para a melhor equipa, a que se junta ainda o prémio Combatividade, a cargo dos Conselheiros da Visão, cujo troféu assume um design apropriado às bicicletas.Volta-16-Foto

Iniciada em 1927 (89 anos), chegou-se à 78ª edição com um “ar mais saudável dos que as anteriores, mercê do alargado leque de patrocinadores que foram sensibilizados para o efeito, o que muitos nos orgulha”, como referiu Joaquim Gomes, o director da prova, o que leva a prova a apresentar-se em Oliveira de Azeméis com novas cores.

Novidade é o regressa às estradas alentejanas é o percurso é o mais longo e duro dos últimos cinco anos, com passagens inéditas: na terra batida de um dos famosos troços do Rally de Portugal e na estreia da Nazaré e de Arruda dos Vinhos como partida e chegada de etapa.

Após 1618,7 km, a majestosa Praça do Comércio, em Lisboa, abre-se ao sprint final e às comemorações dos vencedores…

A mais dura e longa dos últimos anos, agora com as cores do Banco Santander Totta, que dá “naming” à prova, a 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta corre-se entre 27 de Julho e 7 de agosto levando às estradas o calor da competição e as emoções de um grande e itinerante festival em permanente animação organizado pela Podium Events.

Dezoito são as equipas – entre as quais as portuguesas do Sporting e F. C. do Porto de regresso – presentes, das mais diversas geografias mundiais, com um total de 144 competidores para alinharem no percurso desenhado entre Oliveira de Azeméis e Lisboa que se vai fazer em 11 dias de competição, começando com o prólogo e mais dez etapas, com o dia de descanso marcado para Viseu.

78-JoaquimGomes-1Para Joaquim Gomes, “o prólogo, de forte componente técnica, coloca a caravana da volta muito perto daqueles que têm sido alguns dos palcos de excelência nos últimos anos. Braga, Fafe e Macedo de Cavaleiros vão apresentar aos protagonistas um árduo caminho com a inevitável passagem em Mondim de Basto e a mítica Sr.ª da Graça a anteceder uma abordagem inédita da Volta a Portugal às «Montanhas Mágicas», em que a Serra de São Macário e a Serra da Arada farão merecer o dia de descanso em Viseu.”

Retemperadas as forças surge a etapa rainha e o maior “calvário” da volta, com a “Torre” a desafiar os mais fortes por duas vezes com a promessa de coroação na Guarda.

Joaquim Gomes continuou a descrição, dizendo que “o pior já passou. Depois será preciso chegar a Lisboa. Após uma etapa raiana, o único dia sem montanha e após a maior neutralização da corrida apresentam-se duas estreias absolutas: Nazaré e Arruda dos Vinhos recuperam, para a região Oeste, a maior prova do ciclismo português, colocando a Serra de Montejunto como o principal obstáculo daquela que será a mais longa etapa da volta”.

E prosseguiu: “O final está à vista. No penúltimo dia, em que nos aliamos a Setúbal – Cidade Europeia do Desporto, e, com agrado, vimos Alcácer do Sal levar a Volta ao Alentejo, reservamos para o final da etapa o fantástico cenário da Serra da Arrábida que certamente alinhará o pelotão para a entrada na Avenida Luisa Todi. Sem os Alpes ou os Pirenéus à mão, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta apresenta, ainda assim, um alto índice de dificuldade, traduzido no elevado número de prémios de montanha pontuáveis, que, cremos, manterá o interesse desportivo até à decisão final com o contra-relógio individual entre Vila Franca de Xira e Lisboa.”

Com triunfos nos dois últimos anos, o espanhol Gustavo Veloso, 36 anos, agora ao serviço78-GustavoVeloso do W52/F.C.Porto, salientou que “tenho a época orientada para a Volta a Portugal, pelo que espero estar em condições de lutar pelo terceiro triunfo, o que não vai ser fácil face ao novo percurso”.

A partir de agora, a contagem decrescente vai avançando dia a dia, até chegar a 27 de Julho para, então sim, se ouvir o tiro de partida para a 78ª Volta a Portugal Santander Totta, que acompanharemos a par e passo.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.