Sábado 18 de Maio de 2024

Sara Moreira à “bica” para medalha nos europeus

EuropeuAtl-LogoSara Moreira, se tudo der certo, tem quase cem por cento para conquistar mais uma medalha para o seu espólio (para Portugal também) na final directa dos 10.000 metros do europeu de atletismo que esta quarta-feira se inicia no Estádio Olímpico de Amesterdão (Holanda).

Pelas 18 horas (de Lisboa), será dada a partida onde também estarão mais duas portuguesas (Dulce Félix e Carla Salomé Rocha) formando um trio que, se actuar em equipa) poderá fazer mais “estragos”, isto é, obter até mais do que uma medalha.

Enquanto Salomé Rocha cumpriu os mínimos (em Barcelona fez 32.05,85, recorde pessoal), Sara e Dulce não fizeram nenhum “teste” na distância, valendo-se do resultado alcançado na época anterior.

Atendendo a que Sara e Dulce também correm a meia-maratona, no último dia do campeonato, sara moreira Ium teste de 10.000 metros quatro dias antes talvez não faça “mossa”, dependendo das condições físico-anímicas com que se apresentarão na pista – bem como a táctica a empregar num andamento que deverá ser para o lento – até porque terão outras vantagens, como sejam a ausência de atletas russas e da britânica Jo Pavey não estar, ao que parece, em forma, uma vez que fez 33.22,58 este ano (recorde pessoal de 30.53,20), a que se alia uma idade bem superior às meninas portuguesas.

Mera conjecturas até ao final da corrida, onde se “acertarão” eventuais contas.

Neste primeiro dia, registe-se a presença de Carlos Nascimento (10,33 este ano, como recorde pessoal) na primeira eliminatória dos 100 metros (11,40, hora portuguesa), enquanto Diogo Antunes (10,29 este ano, como recorde pessoal) seguirá na 3ª, numa prova que terá 32 atletas, mais os que ficaram directamente apurados para a segunda fase, segundo a nova regulamentação que a Associação Europeia aprovou, ao que parece, para “proteger” os melhores atletas, em função do ranking.

Serão apurados para a fase seguinte os três primeiros de cada uma das quatro eliminatórias, mais o melhor quarto classificado.

Entretanto, Irina Rodrigues é a primeira a entrar em competição nos jardins da Praça dos Museus de Amesterdão (11 horas), como já tivemos oportunidade de informar, local que também acolherá a competição do lançamento do dardo.

Com 63,96 como recorde pessoal (em Março deste ano), restar aguardar se conseguirá ronda esta marca, embora precise apenas de chegar aos 58 metros ou ficar entre as doze primeiras para ser apurada para a final, de acordo com o regulamento.

Da parte da tarde (15h50), Diogo Ferreira estará na qualificação no salto com vara, para onde parte com um recorde pessoal de 5,67 e um registo deste ano de 5,55. Tal como nos outros concursos, para chegar à final terá de cumprir o mínimo estabelecido (5,65) ou ficar entre os 12 primeiros, o que não vai ser, teoricamente, nada fácil.

Cátia Azevedo, que chegou a Amesterdão com o recorde de Portugal de 51,63, viu-se “aliviada” a não participar na primeira eliminatória, marcada também para esta quarta-feira, uma vez que entrou nas 12 primeiras do ranking europeu e, por isso, passou à fase seguinte.

Também para este primeiro dia estava prevista a presença de Lorene Dorcas Barzolo nas eliminatórias dos 200 metros, inscrição que foi cancelada porque a atleta prefere ir aos 100 metros, que terá lugar na quinta-feira, dia em que aconteceria a final dos 200, caso fosse apurada.

Para seguir a prestação dos atletas portugueses em directo, deve ligar para a RTP2.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.