Sábado 18 de Abril de 8725

“Favela Games” para estimular desenvolvimento das crianças no Rio’2016

FevelaGames-FotoAtenta a vários problemas de ordem social – mas com outros de grande envergadura quanto à prontidão das instalações da Aldeia Olímpica, que alguns países, incluindo o próprio Brasil, não vão utilizar porque com deficiências graves e inultrapassáveis – o Comité organizador do Rio’2016 vai levar a efeito um evento que poderá ter grande impacte junto da população mais jovem, provavelmente desde que enquadrados pela família, sob pena de os resultados pretendidos não serem obtidos.

Trata-se do “Favela Games”, que tem como objectivo “estimular o desenvolvimento das crianças das favelas do Rio de Janeiro através do desporto e dar-lhes uma experiência positiva em torno dos Jogos Olímpicos.”

Daqui a poucos dias, milhões de seres humanos em todo o planeta Terra – onde se sabe que há vida – irão ver os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Mas a realidade que se passa a alguns quarteirões dos locais dos Jogos Olímpicos fica despercebida para muitas pessoas.

Em favelas crescem crianças num ambiente inseguro, desprivilegiado e onde o tráfico de drogas governa. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos por certo que aumentará ainda mais a tensão e os conflitos armados entre a polícia e o tráfico.

Num torneio desportivo e festivo, quem mais deve ser beneficiado säo as crianças, principalmente aquelas menos favorecidas, como as das favelas.

Por isso, no sábado, 30 deste mês, haverá, no Rio de Janeiro, um grande evento para este fim: o “Favela Games”. Um torneio multidesportivo onde crianças das favelas poderão competir em cinco desportos olímpicos. Assim queremos levar a chama olímpica para além dos estádios e pavilhões olímpicos e oferecer às crianças desprivilegiadas uma experiência positiva e inesquecível.

Acredita-se que vai ser um dia desportivo e festivo em que as crianças podem praticar desporto e brincar sem preocupação!

Este dia é só um primeiro passo.

Com as doações e a ajuda dos patrocinadores do “Favela Games” a organização também vai investir na construção de um pavilhão desportivo e em projectos da Associação REMER para crianças em situação de risco.

O REMER é uma ONG que tem sede no Rio de Janeiro. Um dos fundadores é o holandês Robert Smits que tem 30 anos de actividade na ajuda a crianças desprivilegiadas.

Com a organização a trabalhar para que as crianças das favelas tenham um ambiente seguro para crescer e uma perspectiva para um futuro melhor, só se deseja que o evento atinja os objectivos propostos, que podem ser de grande impacte social considerando o actual estado político-económico do país.

© 8726 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.