Sexta-feira 29 de Março de 2024

Azeméis em festa com a Volta a Portugal, que se inicia esta quarta-feira

VoltaPortugal2016-1-640x261Criando maiores expectativas e interesse de ano para ano, a Volta a Portugal em Bicicleta vai cumprir, a partir desta quarta-feira, a 78ª edição, tendo o palco para o seu início montado em Oliveira de Azeméis, no que será a grande, animada e colorida festa que, todos os anos, entusiasma o verão desportivo nacional.

A partida da 78ª Volta a Portugal Santander Totta acontece no centro urbano da cidade, mas esta terça-feira houve grande agitação com os preparativos de toda a caravana e com a transmissão em directo do “Há Volta”, emissão da RTP que serviu de espectáculo de apresentação dos 143 corredores das 18 equipas, que chegam das mais diversas geografias e que serão os principais artistas nos próximos dias.

A volta começa com um prólogo de 3,6 quilómetros, maioritariamente desenhados na cidade com pendor técnico e difícil sobretudo devido aos últimos 500 metros, na Avenida D. Maria I, em plano inclinado. A discussão em sistema de contra-relógio vai estabelecer as primeiras diferenças e revelar o líder inicial. Individualmente, de minuto a minuto cada corredor (dos 143 inscritos, de 18 equipas) vai entrar em prova.

O francês Clement Penven (L’Armée de Terre) será o primeiro a estrear o percurso quando passarem três minutos das 15 horas. Na qualidade de vencedor da Volta de 2014 e 2015, Gustavo Veloso (W52/FC Porto), será o último a entrar em prova às 17h25.

Do numeroso pelotão salientam-se as equipas portuguesas da W52/F.C.Porto e do Sporting/Tavira que, por certo, ajudarão muito na promoção da prova que, desta forma, ganha mais interesse em termos nacionais levando, por isso, mais portugueses para as estradas por onde os ciclistas passarão até ao dia 7 de Agosto, quando terminará na histórica Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço), em Lisboa, depois de 1.618,7 km.

O município de Oliveira de Azeméis sendo uma das presenças mais jovens na prova é já um dos mais activos. Se no ano passado acolheu o Dia de Descanso agora estreia-se no arranque da grande competição.

 

A Volta mais longa, difícil e… quente dos últimos anos

 

O percurso, que regressa às estradas alentejanas, é o mais longo dos últimos cinco anos e tem passagens inéditas: na terra batida de um dos famosos troços do Rally de Portugal e na estreia da Nazaré e de Arruda dos Vinhos como partida e chegada de etapa.

Com a contagem decrescente para a competição aumenta o calor e as emoções da Volta, um grande e itinerante festival em permanente animação organizado pela Podium Events.

Para além do Prólogo fazem a 78ª Volta a Portugal Santander Totta dez etapas com Dia de Descanso em Viseu, a 2 de agosto, e chegada a Lisboa no dia 7.

São patrocinadores oficiais o Santander Totta, RUBIS Gás, Liberty Seguros, RTP, EDP, Jornal de Noticias, KIA, Nobre, Delta Cafés, Conselheiros da Visão, Via Verde, Caves Raposeira, MEO, Festina, ACP, CARMIM, Grupo Vendap, Glassdrive, VITALIS, ARKO, KTM, Transportes Paulo Duarte. São fornecedores e parceiros oficias a Antena 1, CISION, JCDecaux, Nova Expressão, DNS.PT, Revista Ciclismo a Fundo, CARTOSIS, GNAUK, Estanhos Dom António, Atum General, BDR, EVOC, Ach. Brito, SHIMANO, Cachaça 51, Pacto, FRUUT, Dietsport, Pastelaria Chafariz, FERBAR, Capri-Sonne, Pestana Pousada de Portugal, Turismo Centro de Portugal, Oeste Portugal, Setúbal Cidade Europeia do Desporto, Associação Salvador, Ameno, WCM, Classificações.net, Infra-estruturas de Portugal e Instituto Geográfico do Exército.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.