Quinta-feira 28 de Março de 2024

Rafael Reis o Senhor no Prólogo de Azeméis

Volta-1ºCamisolaamarela-27-7-16

DR _Voltaportugal

Rafael Reis tornou-se o primeiro camisola amarela da 78ª Volta a Portugal Santander Totta ao vencer o prólogo que esta quarta-feira se disputou em Oliveira de Azeméis.

Especialista em contra-relógios, Rafael Reis triunfou e vestiu a primeira Camisola Amarela da competição, porque foi o corredor da W52-FC Porto mais rápido entre os 143 corredores que completaram um percurso curto, técnico e difícil de 3,6 quilómetros, no centro de Oliveira de Azeméis.

Quatro minutos e 42 segundos foi o tempo de Rafael Reis com uma velocidade média de quase 46 km/hora deixando o segundo classificado, Jóni Brandão (Efapel) a três segundos e José Gonçalves (Caja Rural) a quatro.

No fim do esforço individual, Rafael Reis deixou claro o que pretende a equipa desta Volta é “vencer com o Gustavo Veloso. Ele é um grande campeão, tem bastante experiência e seguramente vai dar a volta, mesmo com o azar que teve”. O espanhol, vencedor das duas últimas edições, furou no primeiro quilómetro de prova e teve de trocar de bicicleta. Com o atraso terminou na18º posição, a 11 segundos do vencedor, o companheiro de equipa.

Rafael Reis nasceu a 15 de Julho de 1992. Natural de Palmela, apresentou-se na Volta’2016 como líder do ranking português de ciclismo do ano, fruto das oito vitórias nesta temporada. O triunfo desta quarta-feira foi o quinto em luta directa com o cronómetro. Esta especialidade foi, desde sempre, a que mais atraiu o corredor que no palmarés tem o título de Campeão Nacional de contra-relógio Sub 23 alcançado em 2014.

Depois dos primeiros calores da Volta e dos primeiros quilómetros no Prólogo, realiza-se esta quinta-feira a primeira etapa em linha, seguindo para o Minho. A partida, em Ovar, junto à praia do Furadouro, vai acontecer às 12h50.

Até ao centro de Braga, onde estará a meta, o pelotão vai enfrentar 167,4 Km com um circuito final demolidor que passa duas vezes pelo Bom Jesus e pelo Sameiro. Tal como em 2014, no centro da cidade bracarense, espera-se uma festa animada a “alta velocidade”, com a chegada prevista para as 17h20.

Calor e animação é coisa que vai faltar de certeza, com este desporto à porta de casa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.