Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Gavazzi venceu em Fafe ao “sprint”

Volta-Salto-29-07-16

DR _ Volta Portugal

O  italiano Francesco Gavazzi esteve em plano de relevo na 2ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta, que se correu esta sexta-feira, ao vencer ao sprint a tradicional, e sempre empolgante, chegada no empedrado do centro de Fafe.

Com um final a alta velocidade – a par do intenso calor que se fez sentir – o italiano bateu sobre a linha de chegada José Gonçalves (AND) e Vicente Rubio (LHL), que completaram com o mesmo tempo do vencedor.

O camisola amarela, David Mestre, completou na sexta posição, a um segundo do grupo da frente, mantendo-se na liderança da competição, agora com o tempo total de 8.38.44, à frente de José Gonçalves (CAJ), a dois segundos; Francesco Gavazzi (AND) a 8 segundos, Vicente Rubio (LHL) a 9 segundos e Jóni Brandão (Efapel), a 15 segundos.

Nesta 2ª etapa, iniciada em Viana do Castelo, a “Princesa do Lima” começou por aplaudir o início da viagem dos 160 quilómetros que faziam parte do percurso. Dez homens decidiram cedo fugir ao pelotão mas a passagem pelas dificuldades do Parque Natural da Peneda Gerês causaram os primeiros estragos.

O grupo da frente começou a perder elementos e a fuga foi completamente anulada a 20 quilómetros da chegada quando já faltava muito pouco para o “Salto da Pedra Sentada”. O famoso troço do Rally de Portugal acabou por ser o grande atractivo da etapa porque em 78 edições da Volta nunca o percurso por ali tinha passado mas, sobretudo por se tratar de um sector de terra batida com cerca de dois quilómetros. Perante o público que ali se deslocou e assistiu a esse momento único do ciclismo nacional, coincidindo com um Prémio de Montanha de 2ª categoria, ganho pelo colombiano Ramiro Diaz (Funvic/Soul Cycles), o que lhe permitiu vestir a Camisola Azul Liberty Seguros (20 pontos), seguido de César Fone (RPB), com 17 e Van Bothia (Boy) a fixa-se no terceiro lugar classificação geral.

No Prémio da Montanha, liderança para Ramiro Diaz (FSC), com 20 pontos, à frente de César Fonte (RPB), com 17 e Ivan Bothia (Boy), com 15.

Nos pontos, Diego Mestre e José Gonçalves (CAJ) partilham a liderança, com 36, 36 e 33 pontos, respectivamente.

Na geral colectiva, comando para a Efapel (25.56,54) à frente do Sporting (a 14 segundos) e do W52/F.C.Porto (a 15 segundos), com a Caja Rural em 4º (a 24 segundos).

Ao fim de três dias de competição, Gustavo Veloso (W52-FC Porto) lidera o Prémio Combinado KIA. Esta classificação define-se pelo somatório da pontuação nas diversas classificações (geral individual, montanha e pontos).

O Prémio Juventude é liderado por Diego Ochoa (Boy), seguido de Vítor Etxebarria (RPB) e José Zabala (CAJ).

“Gava”, como é conhecido pelos amigos, nasceu em 1984. O italiano de Morbegno completa 32 anos em plena Volta a Portugal, na próxima segunda-feira, 1 de agosto. Francesco Gavazzi afirma que Portugal dá-lhe sorte. Na Volta de 2011 venceu duas etapas, em Castelo Branco e Lisboa. Nesse mesmo ano triunfou também numa tirada da Vuelta. De 2012 a 2014 atingiu o nível mais alto do ciclismo, o World Tour, ao correr na Astana Pro Team.

Neste sábado os ciclistas vão ligar Montalegre a Macedo de Cavaleiros, com uma distância de 158,9 km, estando desde já garantida mais um dia de festa, que está prometida com o regresso desta cidade ao mapa da Volta 19 anos depois. Pelo meio a Serra de Bornes, com uma contagem de 2ª categoria, a 36 Km da meta.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.