Sexta-feira 29 de Março de 2024

Portugal já começou a brilhar no futebol vencendo a Argentina

rio-2016Com um triunfo ante a forte Argentina por 2-0 – quando podiam ter sido 4 ou 5-0 – Portugal estreou-se da melhor maneira e deu um passo importante para passar à fase seguinte (quartos-de-final) do torneio olímpico de futebol.

Numa partida vivida em grande velocidade pelas duas formações, sempre com maior pendor atacante para os lusitanos, Portugal foi mais acutilante e podia ter marcado mais golos não fosse uma dose de fata de sorte, que “bafejou” mais os argentinos.

Depois de um nulo ao intervalo, Portugal entrou para a segunda etapa em alta rotação, criando jogadas de perigo para a baliza argentina que, ainda assim, se foi safando como podia.

Até que aos 66’ e na sequência de uma arrancada pela esquerda do ataque português, com a bola a ser conduzida por Bruno Fernandes, este vai até quase à linha de fundo e centra para trás, junto da linha de grade área, onde surgiu um Gonçalo Paciência a parar a bola e a rematá-la com um pé esquerdo de “canhão”, para um belo golo aos 66’.

Continuando a marcha triunfal (pelo Arco do Triunfo, porque não?), a turma portuguesa soube aproveitar uma quebra anímica na formação das pampas e chegou ao segundo golo (84’) por intermédio de Pité, que rematou tão forte que a bola escorregou das mãos do guardião argentino, bateu no pé direito e passou por entre as pernas direitinha à baliza deserta.

Portugal teve muito mais oportunidades e a Argentina também algumas, mas a verdade é que o vencedor foi justo.

No outro jogo do grupo D, as Honduras bateu a Argélia por 3-2, prosseguindo o campeonato no dia 7, com as partidas Honduras-Portugal (19 horas e em directo na RTP) e Argentina-Argélia. Um segundo triunfo de Portugal coloca a formação lusa nos quartos-de-final e abre as portas do céu a uma caminhada que pode valer, no mínimo, a medalha de bronze, pelo menos se mantiver a cadência demonstrada frente à Argentina.

No grupo A, Iraque e Dinamarca empataram a zero, o mesmo sucedendo no jogo Brasil-África do Sul.

No B, Suécia e Colômbia empataram a zero e o Nigéria-Japão inicia-se pelas duas horas da madrugada desta sexta-feira.

No C, México e Alemanha empataram a duas bolas e Ilhas Fiji-Coreia do Sul tem início pelas 0 horas também desta sexta-feira, hora de Portugal (+ 4 que no Rio de Janeiro).

No torneio feminino, a Suécia venceu (1-0) a África do Sul e o Brasil derrotou a China por 3-0.

Este sábado terá lugar o África do Sul-China, no domingo joga-se o Brasil-Suécia e na quarta-feira a última ronda com os jogos África do Sul-Brasil e China-Suécia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.