Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Gustavo Lima a um lugar da “Medal Race”

Grio-2016ustavo Lima deu, esta quinta-feira, um passo de gigante para chegar à prova das medalhas, depois de ter conseguido um quarto lugar na nona regata, um 12º na oitava e um 15º na sétima, ou seja, foi um dia sempre a crescer.

Depois de, nas primeiras regatas, ter andado entre o 15/18º lugares, Gustavo entrou na rota de entrada na regata onde se discutirão as medalhas, faltando apenas três regatas para se concluir esta competição.

Gustavo soma 102 pontos, contra 16 do líder, o holandês Dorian Van Rijssellberghe, que é seguido pelo britânico Nick Dempsey (24) e o polaco Piotr Myszka (29).

Na sétima presença em Jogos Olímpicos, o porta-estandarte da comitiva portuguesa volta a fazer história, ao ficar a um lugar da “Medal Race”, tudo dependendo dos ventos (de feição, deseja-se) para esta sexta-feira no que se refere às regatas que ainda faltam.

João Rodrigues tem como lugares de relevo o sexto lugar de Atenas’2004 e o sétimo de Atlanta’1996, na classe Mistral e na RS:X tem como melhor o 11.º lugar de Pequim2008.

 

Golfistas em planos diferentes

 

José Filipe Lima terminou, esta quinta-feira, a primeira ronda do torneio de Golfe integrado no grupo dos 17ºs classificados, com 70 pancadas, numa estreia bem-sucedida.

Ricardo Melo Gouveia, também em estreia e por seu lado, encontra-se no grupo dos 42ºs, com 73 pancadas.

Marcos Fraser (Austrália), com 63 pancadas, é o líder.

 

Alexis Santos a uma braçada da final da natação

 

Tendo sido o segundo português, na história da presença da natação em Jogos Olímpicos, a passar à segunda fase da competição, Alexis Santos não conseguiu recuperar psicofisicamente e fez uma meia-final menos positiva, já que nadou os 200 metros estilos, na meia-final, em 2.00,08, embora não muito longe do recorde pessoal de 1.59,67 que alcançada na eliminatória.

Chegou ao Rio com 1.59,76, melhorando nove centésimos, o que foi duplamente excelente, pelo resultado e por ter sido na estreia em Jogos Olímpicos, tendo ficado a escassos dois segundos da final.

 

Telma começou a perder no Badmínton

 

No primeiro jogo do torneio, Telma Monteiro foi derrotada pela chinesa Li Xuerui por 2-0, com os parciais de 21-12 e 21-7, o que demonstra a maior qualidade da jogada oriental.

Na segunda partida, Telma defrontará, este sábado, a norte-americana Iris Wang e encontrará a coreana Lianne Tan no domingo.

 

Tamila Holub “desencontrada” nos horários ficou longe

 

Não tendo conseguido “descansar” ao longo da época, face às várias metas traçadas, a campeã europeia de juniores (17 anos), não encontrou espaço para fazer melhor do que 8.45,36, que correspondeu ao 24º lugar entre as 27 que participaram nos 800 metros livres, bem longe do recorde pessoal de 8.36,21, que a levou ao Rio de Janeiro.

Apesar disso, justificou que foi o melhor possível em ano de estreia nos Jogos e com as cores da equipa portuguesa, onde foi bem recebida, ela que foi (este ano) campeã europeia de juniores nos 1.500 metros.

Sendo a mais jovem na equipa nacional, Tamila tem muito tempo pela frente para brilhar ao mais alto nível.

 

Jorge Fonseca pelo caminho no judo

 

Depois de ter vencido Mohammad Bakhshi nos 32-avos por ippon, Jorge Fonseca não foi feliz nos dezasseis-avos e perdeu com o checo Lukás Krpálek, por wazari, deixando a competição muito cedo para aquilo que tinha como objectivo.

Atleta checo que se sagrou campeão olímpico, pelo que é caso para dizer que perdeu com o melhor.

 

Atletismo e Trampolim estreiam-se esta sexta-feira

 

João e Sérgio Vieira, na final dos 20 km marcha e Salomé Rocha (final dos 10.000 metros) vão dar início a período em que o atletismo passa a ser “rei”, por noma, nos Jogos Olímpicos, onde actuarão mais dois atletas lusos: Marta Pen (1.500) e Lorene Bazolo (100), com a primeira a ser estreante.

João Vieira é a quinta vez que está nos Jogos, tendo como melhor resultado o 10º lugar em Atenas (2004) e o 11º há quatro anos (Londres), admitindo-se que poderá voltar a estar a este nível. O gémeo, Sérgio, tem como melhor, nesta distância, o 45º lugar em Pequim (2008), considerando que se passou a dedicar mais aos 50 km.

 

Programa português nesta sexta-feira (dia 12)

 

Golfe

(Dia 2) – Filipe Lima (14h36) e Ricardo Melo Gouveia, 12h14

Badminton

- Telma Santos – Iris Wang (USA), 23:30

Atletismo

- 10.000m (F), Salomé Rocha, 15h10

- 1.500m (F), Elim., Marta Pen, 0h30

- 20km Marcha (M), João Vieira e Sérgio Vieira, 18:30

- 100m (F), Elim., Lorene Bazolo, 2h40

Vela

- Laser (Dia 4), Gustavo Lima, 17h00

- RS:X (Dia 4), João Rodrigues, 17h00

- 49er (Dia 1), Jorge Lima e José Costa, 17:00

- Laser Radial (Dia 4), Sara Carmo, 17h00

Ginástica

- Trampolim (F), Elim., Ana Rente, 18h03

- Trampolim (F), Final, Ana Rente, 19:42

 

 

Outras notícias + ver provas de natação de hoje

 

A norte-americana Simone Biles conquistou mais uma medalha de ouro, agora no concurso completo de ginástica artística, depois do ouro na prova por equipas.

Com apenas 19 anos, Simone é um espanto de juventude, alegria e festa, tenho conquistado também todo o público que a vê e aplaude no recinto.

Aly Raisman, também dos Estados, ganhou a medalha de prata, e a russa Aliya Mustafina, arrecadou a medalha de bronze.

Simone tem ainda hipótese de fazer o plano nas medalhas, uma vez que estará também nas finais que faltam: salto, trave e solo.

 

John Anzrah, técnico de atletismo da comitiva queniano, fez-se passar por um atleta no controlo de dopagem, foi descoberto e foi expulso dos Jogos pela chefia da delegação do Quénia, um acto que merece relevo, até porque os estiveram para ficar de fora dos Jogos se não implementassem, no prazo definido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), toda a legislação nacional para a luta contra a dopagem.

Este foi o segundo técnico a sair dos Jogos e regressar a casa depois de um seu colega ter seguido o mesmo caminho por querer saber quando é que os controlos eram feitos.

Mais uma vitória da AMA e da própria Federação Internacional de Atletismo (IAAF), com esta última a aplicar as sanções determinadas no Código Mundial Antidopagem logo que os inquéritos estejam concluídos.

 

 

A halterofilista Sara Samir consagrou-se como a primeira mulher do Egipto a ganhar uma medalha (bronze) nos Jogos Olímpicos, na competição de 69 kg.

Samir levantou 112 quilos no arranque e 143 no arremesso, num total de 255.

O ouro foi alcançado pela chinesa Xiang Yanmei (261 kg) e a prata foi ganha por Jazira Japparkul, Cazaquistão, cm 259.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.