Sábado 27 de Abril de 2024

Regata internacional Canárias-Madeira com meia centena de embarcações

xixregata_can_mad1

Clube Naval do Funchal

Mais de cinquenta embarcações iniciam, esta terça-feira, uma rota de 300 milhas náuticas desde a Mariana de Lanzarote (Arrecife) até a cidade do Funchal na XIX Regata Internacional Canárias – Madeira.

O Evento é organizado pelo Real Club Náutico de Arrecife e o Clube Naval do Funchal e foi apresentado no Funchal, em cerimónia que foi liderada Mafalda Freitas, Presidente do Clube Naval do Funchal e na qual também marcaram presença Dorita Mendonça (da Direcção Regional do Turismo), Madalena Nunes (Vereadora da Câmara Municipal do Funchal), Luís Loureiro (Widerproperty que detém a marca La Vie Funchal), António Miguel Gouveia (BPI), Juan Fernandes (Direcção Regional Juventude e Desporto) e Paulo Falé (Capitania do Porto do Funchal).

Mafalda Freitas fez uma breve passagem histórica desta emblemática Regata, que foi inaugurada em 1978 e que durante dezoito edições conseguiu reunir mil e duzentos velejadores e mais de 550 embarcações, tendo salientado o crescimento de participantes nesta edição, porquanto passaram de 33 em 2014 para 52 este ano.

Luís Loureiro, revelou que esta parceria “se insere na missão que a empresa detém que é relacionar-se o máximo com a comunidade em que se encontra”, elogiando o excelente trabalho realizado pelo Clube.

Dorita Mendonça mostrou-se satisfeita com a escolha do local da apresentação pública dada a sua afluência diária e o que isso significará para a divulgação da Regata, assinalando que “continuaremos a ajudar instituições como o Clube Naval do Funchal que insistem em promover actividades que explorem o fantástico mar da Madeira, recurso esse que pode ser usado em qualquer momento do ano e por qualquer faixa etária”.

Madalena Nunes disse que “é uma honra para a Câmara Municipal estar envolvida num evento desta magnitude pelo que permitam-me que dê os parabéns ao Clube Naval do Funchal”, realçando que “a ligação entre as nossas instituições já é antiquíssima”.

De forma a envolver os jovens das várias ilhas das Canárias e da Madeira,  num verdadeiro intercâmbio desportivo e cultural, realiza-se nos dias 9 e 10, pela primeira vez, o “Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal”. Esta competição de Vela ligeira conta com 50 participantes.

Com uma vasto programa, não só desportivo, os visitantes podem usufruir de várias actividades lúdicas, com as quais se pretende divulgar o Património Natural e Cultural da Ilha: Passeios nas levadas; Circuitos temáticos pela cidade e pela Ilha, visitas a Jardins e Museus; Passeios de Teleférico e ainda degustações gastronómicas das ilhas.

O evento encerra com a grande Festa Branca, que se cumpre no dia 10 no Clube Naval do Funchal, assinalando o fim do verão de todos os Funchalenses.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.