Sábado 23 de Outubro de 9627

Seixalíada abriu a 33ª edição

seixaliada_abertura2016

DR _ Seixaliada

A Festa de abertura da 33.ª edição da Seixalíada teve lugar este sábado, na frente ribeirinha de Amora, e contou com a participação de mais de cinco mil pessoas, que puderam observar e experimentar dezenas de actividades, navegar a bordo de barcos dragão ou embarcações anfíbias, segundo nota remetida às redacções pela Câmara Municipal do Seixal.

Os mais novos não foram esquecidos pelo que tiveram ao seu dispor várias modalidades apropriadas para a sua idade, bem como diversos insufláveis e um circuito rodoviário para aprender as regras do trânsito.

Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, realçou o grande impacto que a Seixalíada tem no concelho, afirmando que “esta iniciativa é, sem dúvida, um dos eventos mais marcantes do Município, que envolve toda a população, nos vários escalões etários, tanto ao nível competitivo como recreativo. Este evento é também um grande exemplo do trabalho efetuado entre as Autarquias e o Movimento Associativo do concelho”.

Entende a Autarquia que, a aposta que o Município do Seixal faz no desporto para todos traz benefícios para os munícipes ao nível da sua saúde, e promove também o lançamento de grandes atletas que iniciam a sua actividade desportiva nas colectividades do concelho, sendo este um bom exemplo que, a ser aplicado em todo o País, traria benefícios para a população a nível nacional e favoreceria os resultados em provas de alta competição como os Jogos Olímpicos.

Importa referir que a Câmara Municipal do Seixal apoia o desenvolvimento do Movimento Associativo Popular com 1,2 milhões de euros, distribuídos em apoio financeiro, logístico, transportes e cedência de equipamentos desportivos, e tem ainda previsto o investimento na ordem de 1 milhão de euros em obras de requalificação dos equipamentos desportivos das colectividades do concelho.

A Seixalíada tem, este ano, como lema  «Várias modalidades, um só objetivo!» e decorre até dia 15 de Outubro com mais de 60 modalidades ao dispor da população. Na última edição foram realizados 201 eventos em 57 modalidades, onde participaram cerca de 20 mil pessoas. Na última década, mais de 100 mil pessoas terão estado envolvidas na iniciativa, entre atletas, treinadores, técnicos, organização ou assistência, o que demonstra a força do evento. Este ano, espera-se que o número venha ainda a ser superado.

 

© 9627 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.