Quinta-feira 28 de Março de 2024

7º lugar de Oleinic – 1º dia Grand Slam Paris

Campeonato Nacional de Seniores 2014 #

© 2017 JCMYRO

No final do primeiro dia do Grand Slam de Paris,  Sergiu Oleinic (-66 kg) com o sétimo lugar  foi o melhor judoca nacional.

 

Neste primeiro dia de prova, além Sergiu Oleinic (-66kg),entraram em competição Joana Diogo (-48kg), Maria Siderot (-48kg), Leandra Freitas (-52kg), David Reis (-66kg), Jorge Fernandes (-73kg) e Nuno Saraiva (-73kg).

Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiu derrotar os dois primeiros oponentes – o turco Sinan Sandal e o árabe Hamad Sulaiman, por ippon. Nos quartos de final defrontou o 5º classificado dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 – Antoine Bouchard. Após um combate renhido e só decidido por “ponto de ouro”, o canadiano conseguiu pontuar um “wazari”que afastou o português da semi-final. Nas repescagens, foi incapaz de contrariar o forte inicio de combate do georgiano Vazha Margvelashvili, que marcou dois “wazari”, pontuação que se manteve até ao final. Com este resultado, o olímpico do Sporting Clube de Portugal terminou a prova num honroso 7º lugar.

Na categoria -73 kg, Jorge Fernandes mostrou estar em boa forma ao somar duas vitórias contra Ling Hon Tang (HKG) e Phridon Gigani (GEO). Na ronda seguinte teve pela frente o Vice-Campeão Olímpico Rustam Orujov. Apesar do esforço, o português não conseguiu impedir a vitória do atleta azeri.

As três Judocas Lusas, Joana Diogo (-48 Kg), Maria Siderot (-48 Kg) e Leandra Freitas (-52 Kg) entraram da melhor forma na prova ao derrotarem as suas primeiras adversárias. Na segunda ronda não conseguiram repetir o mesmo resultado, vindo as três atletas a alcançar uma classificação de honra (9º lugar).

David Reis (-66 kg) começou a competição na segunda ronda, mas não conseguiu ultrapassar o 5º classificado dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 – Adrian Gomboc (SLOV).

Nuno Saraiva (-73 kg) cedeu na primeira ronda contra o israelita Tohar Butbul.

Amanhã, domingo, entram nos tatamis franceses os restantes atletas portugueses: Diogo Lima (-81kg) e Jorge Fonseca (-100kg). Os combates têm início às 10h00 locais (9h00 em Lisboa).

Esta prova de Paris, é  considerada a mais prestigiada do Circuito Mundial de Judo, conta com a presença de 412 judocas (259 masculinos e 153 femininos) em representação de 61 países.

A Seleção Portuguesa está  acompanhados pelos treinadores Go Tsunoda, Ana Hormigo e Pedro Silva, e pelo fisioterapeuta Sérgio Morais.

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.