Terça-feira 07 de Maio de 2024

EDP Meia Maratona de Lisboa – Mais de vinte mil e inscrições ainda abertas

23mar 5266 Meia MaratEDP24Bem se pode dizer que as inscrições para a EDP Meia Maratona de Lisboa, marcada para o dia 19 de Março próximo, se estão a processar num excelente ritmo, como é hábito, sabendo-se que já ultrapassaram as 20.000, o que é obra.

Número que pode subir ainda muito mais, porquanto as inscrições ainda se encontram abertas (via online e nas dependências do Santander Totta espalhadas pelo país), pelo que até ao dia final previsto se pode prever a presença de mais de 25.000 participantes.

Com as maiores limitações que existem no sector masculino – onde estava prevista a presença do duplo bicampeão olímpico Mo Farah (ouro em Londres e no Rio de Janeiro nos 5.000 e 10.000 metros), que não virá face às novas leis emigratórias de Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos, Carlos Moya e seus pares apostaram no feminino para este ano.

Recorde-se que, no masculino, Lisboa foi palco da queda do recorde mundial da distância, em 2010, com o eritreu Zersenay Tadese a fazer 58.23 e a somar também o recorde mundial dos 20 km com 55.21.

Para além das campeãs portuguesas Jéssica Augusto e Dulce Félix – se entretanto recuperarem totalmente das mazelas que as tem assolado nos últimos tempos – estarão presentes, entre outras, a campeã olímpica da maratona no Rio de Janeiro (4ª no mundial de 2015), a queniana Jelagat Sumgong e a sua compatriota Vivian Cheruyot (campeã olímpica nos 5.000 metros e vice-campeã nos 10.000), formando-se um trio que aponta para o pódio com a presença da etíope Mare Dibaba, campeã mundial na maratona (2015) e bronze no Rio de Janeiro.

Mas o pelotão da elite internacional será muito maior.

No masculino a aposta, não sendo tão forte, aposta na qualidade, que se confirma com a presença de outro eritreu, Nguse Amloson (59.39), que venceu a Meia Maratona de Portugal em Outubro passado, sendo os quenianos James Wangari Mwang (59.07) e Simon Cheprot (59.20).

No lado português, conta-se com a presença de Hermano Ferreira e Rui Pedro Silva, prova esta que se efectua duas semanas depois do nacional de corta-mato longo (dia 5), em Mira.

Este ano, o secretariado da prova – onde funcionará também a feira do corredor – terá lugar no MEO Arena, abrindo no dia 15 de Março.

Dos inscritos, mais de 4.000 são estrangeiros, comprovando-se que o binómio desporto/turismo resulta.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.