Segunda-feira 19 de Abril de 2066

Esgrima – Taça Herculano Pimentel 2017

Esgrima-Foto2Organizada pelo CDUL para espadistas veteranos

Para além do prazer que as competições para esgrimistas veteranos propiciam aos que nelas tomam parte e que acreditam que a actividade física deve acompanhar as pessoas ao longo da vida, existe o interesse de mostrar que a Esgrima é um dos desportos que podem ser praticados em qualquer idade, desde que as condições físicas o permitam.

Em Portugal, existem torneios para crianças, adolescentes, seniores e veteranos desde os 10 anos e até aos … 100, o que levou o CDUL, através dos seus esgrimistas veteranos, a organizar anualmente uma competição de Espada, dedicada à memória do grande Mestre de Armas que foi o Dr. Herculano Pimentel.

A competição foi (e será sempre) aberta a atiradores masculinos e femininos com 40 ou mais anos, sem distinção de categorias etárias (estando a organização a pensar dividir por escalões etários, como é normal na maioria das modalidades), mas em que as senhoras gozam de handicap em relação aos cavalheiros.

A fórmula do torneio foi a das provas da Federação Portuguesa de Esgrima, ou seja: uma volta de poules, ordenação dos atiradores de acordo com os resultados obtidos e eliminação directa a 10 toques (aqui existe uma diferença para as provas de Iniciados, Cadetes, Juniores e Seniores em que a eliminação directa é a 15 toques).

Este ano competição teve lugar no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa e, desta vez, não se inscreveram senhoras e compareceram dez atiradores, de idades compreendidas entre 40 e 79 anos, como foram os casos

Alfredo Alves (AAACM), Pedro Caetano (SCP), Carlos Rio de Carvalho (AAACM), J. Pedro Faria (CAE), José Guedes (SCP), Artur Moreira (CDUL), Edgar Oliveira (IPE), Diogo Ravara (GCP) Frederico Fonseca Santos (CDUL) e João Subtil (AAACM)

Antes do início da competição foi prestada uma breve homenagem a Alfredo Alves pelos seus 40 anos de dedicação à Esgrima como Atirador, Mestre e Árbitro. Após algumas palavras, foi oferecida ao homenageado uma simbólica salva de prata e entregue uma carta enviada por João Moreira Freire, ausente por razões alheias à sua vontade

Depois de disputadas poules e feita a eliminação directa até às meias-finais, ficaram apurados para estas os seguintes esgrimistas: Alfredo Alves (3 vezes campeão nacional de sabre), Diogo Ravara (antigo campeão nacional de cadetes e juniores e seniores por equipas, em florete), Edgar Oliveira (antigo campeão militar em espada) e João Pedro Faria (6 vezes campeão nacional de espada).

Disputados os assaltos da final de quatro, o título foi alcançado por Diogo Ravara (Ginásio Clube Português), seguido de Edgar Oliveira (IPE) e de Alfredo Alves e João Pedro Faria (ex-áquo).

João Pedro Faria recebeu outra medalha por ter sido o melhor Esgrima-Foto-Homenagemclassificado dos esgrimistas com + 60 anos.

Arbitraram Alexandre Calapez e Carlos Fonseca Santos.

Entregaram a taça e as medalhas o antigo presidente do CDUL, José Casquinha, os antigos esgrimistas do CDUL, Gilda Carmona Rodrigues e Hélder Reis, e F. Fonseca Santos.

Antes da entrega das medalhas foi guardado um minuto de silêncio em memória do antigo atirador do CDUL Tavares Cabral recentemente falecido.

Não interessa a idade mas a vontade de ter actividade física, foi o espirito que aqui ficou patente com o exemplo dado por estes menos jovens. A seguir.

© 2066 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.