Sexta-feira 26 de Abril de 2024

79ª Volta a Portugal aí está plena de pujança

Volta17-JoaquimGomesNa volta das “voltas” – porque começa com a do “Conhecimento” (de que falou Fernanda Rolo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), seguindo-se a dos “mais jovens” e dos “masters”, para todos e com todos – a 79ª Volta a Portugal aí está plena de pujança na comemoração do 90º ano de vida.

Embora se tenham realizado 78 edições, a verdade é que a primeira volta foi efectuada em 1927, no que foi o caminho encontrado para perpetuar João Bento Pessoa que, em 1896, deu origem às corridas de bicicletas no país.

Na primeira edição, o triunfo colectivo pertenceu a um dos grupos que ainda onde existe, que dá pelo nome de Grupo Sportivo de Carcavelos, fundado seis anos antes (1921), cuja equipa de ciclismo foi a vencedora colectivamente e que, há pouco tempo, fez “deslocar” o respectivo troféu para o Museu do Ciclismo, sedeado nas Caldas da Rainha, o que foi saudado por Joaquim Gomes (na foto), um dos elementos dos corpos sociais do referido Museu e que também é o director da Volta a Portugal.

Com este pano de fundo, tendo ainda sido feito um apelo à ética e à luta contra o “bullying” no desporto e, naturalmente, a uma outra luta: contra a dopagem no desporto.

Assim sendo, o maior acontecimento desportivo do verão português e um dos maiores símbolos de identidade nacional regressa às estradas de 4 a 15 de Agosto.

A Volta a Portugal em Bicicleta, realizada a primeira vez em 1927, comemora 90 anos mas como todos os anos se renova está mais jovem do que nunca. A emblemática e marcante efeméride aumenta expectativas sobre a 79ª Volta a Portugal Santander Totta.

Após três anos consecutivos a receber o final da competição, Lisboa vai assistir desta vez à grande partida no coração da cidade enquanto Viseu, em plena Feira de S. Mateus, irá brindar aos vencedores. Entre o prólogo e o pódio de consagração pedalam-se 1.626,7 km, numa exigente e desafiante edição com 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.

A volta’2017 está repleta de factos e histórias, de coisas boas e algumas menos boas, mas o que importa é a vitalidade que continua a manter, o que Joaquim Gomes, director da prova, salientou, tendo começado por referir que “com uma primeira fase maioritariamente plana, cuja aparente facilidade será contrariada pela grande extensão das etapas e pelo, mais que certo calor, será depois de Castelo Branco que a “Volta” verdadeiramente fica mais dura orograficamente”, acrescentando que “com a Beira Alta e Trás-os-Montes a massacrar a “caravana” será em “Terras de Basto” que vai terminar esta fase na mítica Senhora da Graça”.

Continuando, “a segunda metade da prova é composta por etapas de Volta17-Câmaras-Homenagensmédia/alta dificuldade que vão exigir o máximo empenho físico e anímico dos protagonistas. Os finais em Viana do Castelo, Fafe e Santo Tirso podem proporcionar autênticas reviravoltas na classificação. A última fase, com início em Gondomar e ligação a Oliveira de Azeméis, num dia de média dificuldade que vai trazer oportunidades a muitos e, talvez, merecidas tréguas aos poucos eleitos que terão de se enfrentar na etapa Rainha, na Guarda, e, finalmente, na prova da verdade em Viseu”, concluindo que “em suma, a 79ª Volta a Portugal Santander Totta apresenta um percurso que, permitindo o êxito parcial a ciclistas de distintas características, se impõe pelas sucessivas dificuldades que, claramente, farão particular apelo a ciclistas completos com uma enorme capacidade de recuperação.”

Volta que continua a dar muitas “voltas” porque elevado é o número de patrocinadores, parceiros e ou apoiantes, como os municípios intervenientes nas partidas e chegadas de etapas: Lisboa, Vila Franca de Xira, Setúbal, Reguengos de Monsaraz, Castelo Branco, Figueira de Castelo Rodrigo, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mondim de Basto, Boticas, Viana do Castelo, Braga, Fafe, Lousada, Santo Tirso, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Lousã, Guarda e Viseu.

Na passagem da 79ª Volta a Portugal Santander Totta por outras localidades existem municípios envolvidos com a organização, como é o caso de Azambuja, Cartaxo, Santarém, Almeirim, Benavente, Salvaterra de Magos, Redondo, Vila Viçosa, Borba, Monforte, Castelo de Vide, Portalegre, Torre de Moncorvo, Montalegre, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Marco de Canaveses, Valongo, Oliveira do Hospital, Góis, Arganil e Seia (foto dos representantes).

São patrocinadores oficiais o Santander Totta, RUBIS Gás, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Nobre, Delta Cafés, Conselheiros da Visão, Caves Raposeira, Jornal de Noticias, Via Verde, STIHL, ACP, Vitalis, ARKO, CARMIM, Glassdrive, Festina, KTM, Transportes Paulo Duarte, Grupo Vendap.

São fornecedores e parceiros oficias a Fundação INATEL, Nacex, .pt, SIBS, GNAUK, Estanhos Dom António, Atum General, BDR, Ach. Brito, SHIMANO, HMED Saúde, EVOC, Capri-Sun, Cachaça 51, FRUUT, THULE, 4XP by Dietsport, Pastelaria Chafariz, FERBAR, PACTO, Festas do Povo Campo Maior, Antena 1, CISION, JCDecaux, Nova Expressão, Revista Ciclismo a Fundo, Volta ao Conhecimento, Gondomar 2017, Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Associação Salvador, Ameno, Loving the Planet, Classificações.net, Infraestruturas de Portugal e Centro de Informação Geoespacial do Exército

Ainda antes do dia 4 de Agosto, primeiro dia das “hostilidades” desportivas, Lisboa será palco da apresentação de todas as equipas participantes, pelo que a festa será enorme na capital do país, uma forma de apelar à prática desportiva, um bem essencial à saúde de qualquer cidadão, seja de que extracto social seja ou tenha 8 ou 80 anos.

Vamos à Volta!

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.