Sexta-feira 26 de Abril de 2024

João Bandeira recebeu Medalha do “ Marathon Grand Slam Club”

CNID-João-Mesa1De parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o CNID-Associação dos Jornalistas do Desporto, promoveu, no Padrão dos Descobrimentos, a apresentação dos feitos do atleta João Bandeira Santos, que participou em diversas maratonas realizadas nos vários continentes e no Pólo Norte.

Foi um momento da outorga, pelo “Marathon Grand Slam Club” – organização internacional que promove este tipo de provas pelos quatro cantos do mundo – de duas medalhas ao atleta português, uma por ter completado a corrida no Pólo Norte e, outra, por ter também cumprido provas em Sete Continentes.

Um, acto recheado de simbolismo não só desportivo como, em especial, pelo facto de o Padrão dos Descobrimentos ser o monumento de homenagem a todos os marinheiros que levaram o nome de Portugal também aos quatro cantos do mundo, descobrindo novos mundos ao mundo, o que hoje ainda se verifica pelo exemplo alcançado pelo atleta.

CNID-João-MaximoNa oportunidade, Jorge Máximo, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, louvou a iniciativa e a proeza cometida pelo atleta, nascido em Lisboa, tendo entregado uma placa alusiva ao percurso feito pelo Polo Norte e Sete Continentes, cerimónia em que esteve presente o campeão olímpico Carlos Lopes, que foi também presenteado com uma medalha alusiva ao feito, entregue pelo responsável da organização, Richard Donovan, que referiu “ter gostado muito de cumprimentar este campeão português, cuja vida desportiva também me deu azo a que seguisse o seu caminho, ainda que numa vertente diferente”

João Bandeira é o primeiro atleta português a integrar o grupo restrito de corredores do “Marathon Grand Slam Club” e considerou-se honrado, enquanto “amante da corrida”, a receber a distinção, passando a ser o 101º da lista dos que cumpriram esta meta.

João Bandeira Santos, 49 anos de idade, casado, duas filhas, residente em Lisboa, corre regularmente há mais de 30 anos. Nos últimos 7 anos ganhou o fascínio pela Maratona, tendo corrido 17 maratonas, uma das quais ultramaratona, em sete continentes. Três das Maratonas (Berlim, New York e Londres) fazem parte das 6 “World Majors Marathons”

Por seu lado, Richard Donovan (nascido 1966) é um corredor irlandês,CNID-Joao-Lopes-Donovan organizador de corridas e administrador desportivo. Donovan foi o primeiro homem a completar a maratona inaugural do Polo Sul em Janeiro de 2002 e o primeiro a completar uma maratona no Polo Norte, em Abril do mesmo ano.

Entre 30 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2009, Donovan bateu um novo recorde mundial ao efectuar sete maratonas, em sete continentes diferentes, em menos de sete dias.

Donovan também concluiu corridas transcontinentais (distâncias superiores a 1.800 km), atravessando a correr toda a América do Norte em 2015, Europa em 2016, adicionando a América do Sul em 2017.

Uma hipótese em cima da mesa é que uma das maratonas do próximo programa possa ter lugar em Lisboa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.