Domingo 19 de Abril de 9761

Francês Damiem Gaudin com “armas” em prontidão no prólogo

VoltaVencedor-4-8-17

DR

O francês Damien Gaudin (Armée De Terre) apresentou-se em Lisboa de “armas” nas pernas e logrou vencer o prólogo da 79ª Volta a Portugal Santander Totta e, com isso, o direito a vestir a camisola amarela a partir deste sábado, na primeira etapa em linha.

Tendo saído dos “blocos” pelas 17h09 (123º de entre os 140 inscritos), Damien sentiu-se bem perante os cerca de 35 graus que se faziam sentir na Praça do Império e aproveitou da melhor forma a brisa que já começava a surgir para fixar o tempo de 6.24,907 que acabaria por ser o melhor de todos, com direito a vestir a camisola amarela a partir da segunda etapa (Vila Franca de Xira-Setúbal), este sábado.

Ante um percurso super-rápido, plano e, de alguma forma, abrigado, Damien encontrou ainda a afabilidade dos milhares de espectadores que “rodopiavam”, também, à volta dos “stands” dos vários patrocinadores e espreitavam a recta da chegada de vez em quando.

Gaudin gastou 6.24 minutos para cumprir os 5,4 quilómetros, à frente de Domingos Gonçalves (RP-Boavista), campeão português de contra-relógio (6.26) e do espanhol Alejandro Marque (Sporting-Tavira), vencedor da Volta em 2013 (6.27).

Nos lugares seguintes ficaram James Gullen (Condor) com 6.28 e o canadiano Travis Samuel (H&R Block ProCycling), com 6.33, que vestirá a Camisola Branca RTP, por ser o melhor jovem em prova.

O português Rui Vinhas (W52-FC Porto), campeão em título, foi 77.º classificado.

“Vim com três objectivos: o prólogo, uma etapa e o contra-relógio final. O primeiro está feito!” A referiu o francês no final da corrida, não deixando margem para dúvidas sobre o que pretende nesta primeira participação na prova portuguesa, uma vez que na montanha não se diz especialista.

“Como sou um dos mais velhos da equipa, vim também para ensinar os mais jovens a abordar as etapas. Para muitos é a primeira vez que fazem provas por etapas com tantos dias”, salientou ainda o chefe de fila da Armée de Terre.

De realçar que a equipa do Sporting/Tavira foi a única a colocar três ciclistas (Alejandro Marque (3º), Jesus Ezquerra (6º) e Rinaldo Nocentini (11º) entre os onze primeiros, o que valeu o triunfo colectivo neste prólogo, com num total de 19.39, à frente dos franceses da Armee de Terre (19.54) e dos austríacos do Team Vorarlberg (19.55)

Este sábado, corre-se a primeira etapa, entre Vila Franca de Xira e Setúbal, num percurso de 203 quilómetros, com partida marcada para as 12h30, no que é a segunda mais longa e onde serão percorridos oito municípios ribatejanos, após os quais a corrida seguirá na direcção de Setúbal passando no difícil cenário da Serra da Arrábida antes da meta.

Uma etapa que terá três metas volantes (Cartaxo, Almeirim e Palmela), outas tantas contagens de montanha (Santarém – 4ª categoria), Alto das Necessidades e Alto da Arrábida (3ª categoria), quando se iniciará a descida para a chegada na bela Avenida Luísa Todi.

Depois do passeio desta sexta-feira, o fim-de-semana começa com trabalho árduo, o que dará, ao que parece sem dúvida, numa mudança rápida de camisolas, incluindo a amarela.

Mas para seguir a par e passo a situação, nada melhor que fixar-se na RTP.

 

© 9762 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.