Sábado 18 de Abril de 7401

Raul Alarcón (W52-F.C.Porto) novo camisola amarela

Volta-Amarela-5-8-17O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) passou a ser o novo líder da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, depois de ter vencido a etapa deste sábado, disputada entre Vila Franca de Xira e Setúbal, numa distância de 203 quilómetros que cumpriu em 4.55.57.

Para além do calor que se fez sentir (vento também, em especial na zona da Serra da Arrábida), as três contagens para prémio da montanha também fizeram alguma mossa no seio dos mais credenciados, “causas” que podem ter estado na origem da fuga que Alarcón encetou logo após a última contagem (Alto da Arrábida, a cerca de 12 km da meta), dado que ninguém respondeu ao ataque do homem da equipa nortenha, que chegou à vitória com uma vantagem de onze segundos sobre o seu companheiro de equipa Amaro Antunes.

Quer um quer outro não pontuaram em nenhuma das “montanhas” que havia pelo caminho, tendo preferido, ao que se pode pensar, não se desgastar para, na parte final, tentar fugir com êxito, o que se verificou, percorrendo os últimos dez quilómetros a solo.

Na longa recta da meta, em plena Avenida Luísa Todi e com os perseguidores por perto, o espanhol olhou para trás, mediu a distância para o grupo onde estavam vários candidatos e manteve uma cadência forte até à linha de chegada.

Numa repleta e muito animada Avenida Luísa Todi, o portista ergueVolta-Vencedor-5-8-17u os braços ao duplo triunfo porque, além de vencer, Alarcón chegou à liderança e passou a comandar a Volta com seis segundos de vantagem sobre o compatriota e rival Alejandro Marque (Sporting-Tavira).

“Sabíamos que tínhamos de estar atentos à parte final da etapa e, apesar do ataque da Efapel, conseguimos contra-atacar e vencer”, declarou Raúl Alarcón, o mais cotado do ranking UCI entre todos os que estão a participar na Volta.

Apesar de fazer a prova há muitos anos esta é a primeira vez que o espanhol está de amarelo, tendo salientado que “Liderar a Volta é muito especial”.

Esta primeira etapa foi longa e muito movimentada, com fugas logo desde a partida. O vento foi um dos piores inimigos para o pelotão de 140 homens que se fizeram à estrada a partir de Vila Franca de Xira mas, entre tantas movimentações, o que fica para a história foi o momento da fuga.

O corredor da Armée de Terre, Damien Gaudin, que estava de amarelo após o triunfo no Prólogo de Lisboa, procurou defender a liderança até ao fim mas caiu para a 12ª posição da geral.

Na festa de Setúbal, que acolheu a Volta pelo segundo ano consecutivo, além da Amarela Santander Totta, Alarcon envergou também a Camisola Verde Rubis Gás, símbolo da classificação por pontos.

Mereceu também honras de pódio César Fonte (LA Alumínios Metalusa-Blackjack), o melhor a trepar a Serra da Arrábida valendo-lhe a conquista da Camisola Azul Liberty Seguros (somando 8 pontos, à frente de David de la Fuente (LHL) com 5 e Roy Goldsteins (ICA), com 3. A Camisola Branca RTP para o melhor jovem passou para Oscar Rodriguez (Euskadi).

Na etapa, Amaro Antunes (52-F.C.Porto), David de La Fuente (LHL), Vicente Garcia Mateos (LHL) e Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) classificaram-se a seguir, a onze segundos do vencedor Alarcon.

Na geral individual, Raul Alcarcon Garcia (W52-F.C.Porto) comanda com 5.02.29, seguido de Alejandro Marque Porto (Sporting Tavira), a seis segundos; Domingos Gonçalves (Boavista) é terceiro a 15 segundos; Rinaldo Nocentini (Sporting/Tavira) a 16 segundos e Gustavo Veloso (W52-F.C.Porto), a 17 segundos do líder espanhol.

Na classificação colectiva, após esta primeira ronda, o W52-F.C.Porto mantém na liderança; à frente do Sporting/Tavira (a 42 segundos), do Boavista (a 52 segundos), do EFAPEL (a 1.13) e a LA-Metalusa BlacK LAA, também a 1.13.

Com a primeira etapa concretizada, este domingo os ciclistas vão percorrer a segunda, com 214,7 km, entre Reguengos de Monsaraz (partida às 12 horas) e Castelo Branco (chegada prevista para as 17h20), no que será a mais longa da prova deste ano.

Outra etapa recheada de “prémios”, desde as metas volantes em Monforte, Portalegre e Vila Velha de Ródão, até aos da montanha, desta vez com metas instaladas em Monte Paleiros (3ª), Serra de S. Miguel (4ª) e Retaxo Cebolais de Cima (4ª), esta última a pouco mais de dez quilómetros da linha de chegada na cidade de Castelo Branco.

Poder-se-á dizer que o perfil do percurso começa por subir ligeiramente, desce de seguida até Monforte, para voltar a subir a caminho do Monte de Paleiros, ao qual se segue uma descida prolongada até Vila Velha de Ródão, subindo uma curta e não muito íngreme serra até ao Retaxo, mantendo-se a subir até à meta, em percurso directo.

O tempo continua quente e o que poderá fazer a diferença poderá ser a intensidade do vento. O que se verá na altura própria.

© 7402 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.