Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Samuel Caldeira e Porto “cilindram” em Castelo Branco

79ª Volta Portugal - Photo João Fonseca - Podium EventsA equipa do W52-F.C. do Porto continua a dominar a seu bel-prazer a 79ª Volta da Portugal Santander Totta depois que, este domingo, ter ganho também a segunda etapa, disputada entre Reguengos de Monsaraz e Castelo Branco, na que foi a mais longa desta competição.

 

Em termos individuais, Samuel Cardeira estreou-se a ganhar, ainda que roda a roda com o italiano António Parrinello, da GM Europa, só decidida após a organização ter recorrido às imagens da RTP.

Foi um sprint discutido ao milímetro, este domingo, no empedrado da Avenina Nuno Álvares, em Castelo Branco, que deu o triunfo a Samuel Caldeira (W52-FC Porto). Na hora de festejar, o algarvio abraçou-se emocionado a Raúl Alarcón, companheiro de equipa e camisola amarela, tendo referido que “à terceira foi de vez! É uma vitória com sabor especial, é a recompensa de tanto trabalho e muito esforço para chegar aqui na melhor forma”.

“Nem queria acreditar que tinha feito novamente segundo”, disse o corredor portista que finalmente triunfara em Castelo Branco. “É uma sensação nova ser eu a vencer. Vinha muito concentrado na roda do Raúl (Alarcón) e do Gustavo (Veloso) que eram os homens que me vinham a trazer para a frente. Com lançadores destes é quase meia vitória, a mim bastou-me rematar e hoje tive forças para o fazer bem feito” – salientou ainda Samuel Caldeira.

O ciclista da equipa portista cumpriu os 214,7 quilómetros no tempo de 5.38.16, a comandar um largo grupo a quem foi atribuído o mesmo tempo: Antonio Parrinello (GME), Stéphane Poulhies (ADT), Jason Lowndes (ICA) e Fabian Lienhard (VOL).

Na geral individual não houve alterações, mantendo-se Raul Alarcon Garcia (W52-F.C.Porto) com a amarela, agora com 10.40.45, ficando a seguir Alejandro Marque Porto (Sporting/Tavira), a seis segundos, Domingos Gonçalves (Boavista), a 14 segundos, Rinaldo Nocentini (Sporting/Tavira), a 16 segundos e Gusravo Veloso (W52-F.C.Porto) a 17 segundos.

Nos outros prémios, Raúl Alarcón além de líder da classificação geral é também o mais pontuado, o camisola verde Rubis Gás. Com a vitória na montanha de Monte Paleiros e o segundo lugar na Serra de São Miguel, o israelita Roy Goldstein (Israel Cycling Academy) passou a ser o novo Camisola Azul Liberty Seguros mantendo-se o espanhol Oscar Rodriguez (Euskadi) como o melhor jovem em prova, Camisola Branca RTP.

Amanhã (segunda-feira) correr-se-á a terceira etapa, entre Figueira de Castelo Rodrigo – Bragança (162,7km), com partida pelas 13h10, para fazer a ligação entre a Beira Alta e Trás-os-Montes atravessando o Douro Superior até chegar a Bragança num percurso extremamente sinuoso e que inclui a difícil travessia da Serra de Bornes. As primeiras dificuldades registar-se-ão logo no primeiro terço da etapa com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo. Será já em estradas brigantinas, com o Castelo Medieval de Bragança como pano de fundo, que possivelmente se fará a derradeira selecção dos homens que vão discutir a etapa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.