Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Veterano Rui Sousa foi Rei em Fafe

etapa  10 ago volta 2017A caminho do final (terça-feira e com esta sexta-feira de folga) a etapa desta quinta-feira (a 6ª) voltou a criar factores de surpresa ao permitir a Rui Sousa (veterano de 41 anos) chegar isolado a Fafe, a Sala de Visitas do Minho.

Foi a vitória da sua vida (pese embora já tenha conquistado quatro triunfos em voltas anteriores), bem espelhada na alegria que proporcionou a si próprio e ajudado pelos muitos mirones que estavam na chegada, que o aplaudiram como se tivesse conquistado a Lua.

Foi com as duas mãos no ar, em forma de coração, que Sousa cruzou a meta e logo surgiram as lágrimas, os abraços e os beijos a inundar o centro da cidade. Um triunfo de etapa emocional após os 182,7 quilómetros da tirada iniciada em Braga, que completou em 4.41.50.

“A sensação é indescritível” – salientou Rui Sousa, que acrescentou ainda que “sofri muito para aqui chegar. Esta foi uma vitória muito importante para mim. Senti no povo e nas pessoas que andam na Volta a Portugal que este triunfo não foi só meu, foi de tanta gente porque independentemente de tudo são vinte anos de profissionalismo, vinte anos de dedicação, de luta, de garra, de trabalhar afincadamente para chegar à Volta a Portugal e tentar a melhor prestação”.

Quatro segundos depois de Sousa levantar os braços na chegada a Fafe surgiu o sprint discutido entre dois homens com aspirações à vitória na Volta, como são os casos de Vicente Garcia de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), 2º a 4 segundos e Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), terceiro a 4 segundos também. Quarto e quinto lugares respectivamente para Gustavo Veloso e Raul Alarcon, ambos da W52-F.C.Porto, com o mesmo tempo do segundo classificado.

O espanhol da equipa algarvia somou os seis segundos de bonificação e saltou para o quarto lugar da geral, enquanto o italiano, ao arrecadar os quatro segundos do terceiro lugar, manteve-se como o mais directo adversário do Camisola Amarela, agora a 24 segundos de Raúl Alarcón (W52-FC Porto).

O triunfo axadrezado explica-se com o ataque do corredor de Barroselas após o “Salto da Pedra Sentada”, a 18 quilómetros da meta, no famoso troço utilizado no Rali de Portugal, aproveitado este ano de novo pela Volta, que o grupo da frente, onde seguiam alguns favoritos, começou a “comer o pó” de Rui Sousa.

A prova começou em Braga e foi semelhante a uma etapa rainha em termos de espectacularidade. Na aproximação à montanha do Viso, deu-se o ataque do líder Raúl Alarcón no grupo perseguidor, preocupado em encontrar a frente da corrida coincidindo este momento com a fraqueza de Alejandro Marque (Sporting-Tavira) que começou a perder terreno. No fim, feitas as contas à etapa, o espanhol da equipa verde e branca caiu da quarta para a décima posição da geral.

Nas diversas lideranças, alteração apenas na classificação por pontos. Vicente Garcia de Mateos é o novo portador da Camisola Verde Rubis Gás, após fazer mais um segundo lugar, o segundo consecutivo. Estão agora cumpridos os primeiros 1100 quilómetros da 79ª Volta a Portugal Santander Totta.

Na geral, Raul Alarcon soma 28.09.22, com Rinaldo Nocentini a 24 segundos e Amaro Antunes (W52-F.C.Porto) a 30 segundos. Seguem-se Garcia de Mateos (Hospital de Loulé) a 34 e Gustavo Veloso (W52-F.C.Porto) a 39.

Na parte colectiva, o W52-F.C.Porto segue na frente, com 84.29.56, seguida da EFAPEL, a 4.33, a RP-Boavista, a 7.54, o Sporting/Tavira, a 7.57 e o LA – Metalusa BlackJ LAA a 19.33.

Nos Pontos, comando para Garcia de Mateos (Louletano Hospital) com 76, seguido de Raul Alarcon (73) e Amaro Antunes (55). Gustavo Veloso e Rinaldo Nocentini (Sporrting/Tavira), tem 50 pontos.

Na montanha, comando para João Matias, LAA (40), à frente de Mikel Bizkarra, EUS (32) e Sebastian Baldauf, VOL (31)

No prémio Juventude, Neilands Kistrs (ICA) segue na frente, seguido de Luis Gomes (BOA) e de Chris Prendergast (HRB).

No Combinado, liderança para Raul Alarcon Garcia (W52), com 9 pontos seguido de Amaro Antunes (W52-F-C.Porto), com 11 e Rinaldo Nocentini (Soporting/Tavira), com 16.

Esta sexta-feira é outro dia (de descanso para os guerreiros das bicicletas) mas de grande animação para todos os que queiram participar na 11ª Etapa da Volta Via Verde

Descanso para uns, agitação para outros.

Esta jornada de ciclismo amador e convívio passa por ser um dos emblemáticos cenários do concelho de Fafe, o Salto da Pedra Sentada, que esta quinta-feira serviu de tapete ao pelotão da Volta. Partida e chegada acontecem na Praça 25 de Abril, em Fafe, com arranque marcado para as 10 horas.

A Volta regressa às estradas no sábado com a partida da 7ª etapa a partir de Lousada (13h15) e chegar a Santo Tirso 161,9 km depois, ou seja, cerca das 17h20.

Três metas volantes (Penafiel, Valongo e Santo Tirso) e mais duas contagens de montanha – Serra de Campelos, de 4ª categoria, e Santuário da Nossa Senhora da Assunção, de 2ª categoria, que corresponde à chegada.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.