Sábado 19 de Abril de 6347

Amaro Antunes venceu na Guarda e reforça F.C.Porto para os títulos

Volta-foto-14-8-17À entrada para a última etapa da 79ª Volta a Portugal Santander Totta – esta terça-feira, com o contra-relógio individual de 20,3 km, em Viseu – Raul Alarcón Garcia e a sua equipa, a W52-F.C.Porto, já anteciparam a festa de mais uma dupla vitória, face ao “avanço” que tem após a etapa desta segunda-feira.

Se isso se verificar, o F. C. Porto atingirá o 14º título individual (primeira vez por Fernando Moreira, em 1948) e o 13º colectivo, também com o primeiro em 1949 e até ao ano passado (12), na dobradinha com Rui Vieira.

Nesta segunda-feira, etapa 9, Raúl Alarcón e Amaro Antunes chegaram de braço dado à meta na Guarda para comemorar o triunfo na etapa e a antecipar já os festejos finais da que termina esta terça-feira.

Na Etapa Rainha, que passou pela Torre e terminou na cidade mais alta de Portugal, os homens da W52-FC Porto afastaram os principais adversários que ainda aspiravam roubar a Camisola Amarela a Alarcón. Vicente Garcia de Mateos (Louletano – Hospital de Loulé) e Rinaldo Nocentini, segundo e terceiro da geral à partida, perderam quase cinco minutos.

Na Guarda, Amaro Antunes incentivado por Raúl Alarcón, acabou por ficar como vencedor do dia. “Foi incrível conseguir chegar com o Raúl! Sabíamos de início para o que íamos, delineámos uma estratégia e cumprimo-la na perfeição. Não queríamos correr o risco de chegar ao contra-relógio com os adversários por perto, por isso o objectivo era alargar a distância”.

A declaração do algarvio, que venceu pela primeira vez na Volta, sintetizou o que aconteceu ao longo dos 184 quilómetros da etapa iniciada na Lousã, ao referir que “ao contrário do que diziam, que a equipa estava desorganizada, mostrámos que a união faz a força e conseguimos a margem necessária para entrar da melhor forma na última etapa”, sublinhou Amaro Antunes que subiu ao segundo lugar da classificação geral, a 31 segundos do líder.

Com a passagem em primeiro na Torre e a vitória em outras duas contagens de montanha, Amaro assumiu a liderança da Camisola Azul Liberty Seguros e tornou-se já o “Rei dos Trepadores”, uma vez que no contra-relógio final não existem prémios de montanha.

Esta 9ª e penúltima etapa foi a mais montanhosa da edição da Volta a Portugal que assinala os 90 anos da competição, levando a que, na passagem pela Serra da Estrela, a 70 quilómetros da meta, o grupo que vinha em fuga se foi “desmoronando” e uma nova história começou a ser contada pela W52-FC Porto com duas fases distintas.

Primeiro Amaro Antunes e Ricardo Mestre tomaram conta da corrida para posicionar o camisola amarela Raúl Alarcón na dianteira. Pouco depois, foi Gustavo Veloso o protagonista devido a uma quebra de rendimento que o deixou para trás.

Na descida para Manteigas, o trio azul e branco tinha por companhia o líder da juventude, Krists Neilands (Israel CyclingAcademy), cuja prestação lhe valeu o Prémio da Combatividade Conselheiros da Visão e dificilmente deixará escapar a Camisola Branca RTP até ao fim da prova.

No grupo perseguidor seguiam os favoritos Vicente Garcia de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) que nos últimos quilómetros, ao invés de diminuírem, aumentaram consecutivamente a desvantagem para a frente da corrida, deitando por terra qualquer esperança de vitória na Volta. Vale ao espanhol da equipa de Loulé a liderança de pedra e cal na classificação por pontos, Camisola Verde Rubis Gás.

Amaro Antunes e Ral Alarcon Garcia chegaram com 4.56.55, com Krists Neilands (ICA) na terceira posição, a 1.28. Vicente Garcia de Matos (Louletano Hospital Loulé) foi 4º, a 4.41 e Rinaldo Nocentini foi 5º, a 4.44.

Na geral, Alarcon soma 41.19.59, estando em segundo Amaro Antunes, a 31 segundos, com Garcia de Mateos em 3º a 5.04. A 5.12 está João Benta (Boavista) a 6.32.

Nas equipas, o W52-F.C.Porto lidera a caminho da vitória triunfal, somando 124.07.23, com uma vantagem de 19.52 sobre Boavista (2º) e 24.36 sobre a EFAPEL (3ª), estando o Sporting/Tavira a 41.39.

Na montanha, liderança para Amaro Antunes, com 60, à frente de Mikel Bizkarra (56) e João Matias (48).

Nos pontos, liderança para Garcia de Mateos (Louletano Hospital Loulé), com 132, com Alarcon a somar 110 e Amaro Antunes 88.

Esta segunda-feira foi de visitar oficial

Assistiram e estiveram no pódio da Guarda o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e a Secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior, Fernanda Rollo, entidades que, entre outras, se associaram a uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo que serviu para assinalar os 90 anos da Volta a Portugal em Bicicleta.

Esta terça feira, efectua-se a etapa 10º, com um contra-relógio individual, com uma distância de 20,3 km em plena cidade de Viseu, estando a partida e a chegada estacionada em plena Avenida Europa.

O primeiro corredor a sair será Gotzon Udondo (Euskadi), pelas 14h51, e o último será o camisola amarela, Raúl Alarcón (W52-FCPorto), pelas 16h53.

O ciclismo associa-se aos grandes festejos de S. Mateus para a Grande Final da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, no que será o contra-relógio mais curto dos últimos anos.

 

© 6348 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.