Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Telma Monteiro no tapete à procura da alegria lusa

A mais campeã das campeãs do judo português, vai entrar esta quarta-feira no tapete de competição com os olhos postos no ponto mais alto do pódio do mundial de judo que decorre em Budapeste (Hungria).

Abrindo a combater (- 57 kg) com a holandesa Margriet Bergstra (16ª no ranking), Telma (22ª) não vai encontrar facilidades, pese embora tenha categoria superior sobre a sua adversária.

No entanto, é preciso provar que, por um lado, os rankings existem mas que, por outro, são para ser alterados. É o que se espera da nossa campeã.

Também nesta quarta-feira, Jorge Fernandes (defrontando o canadiano Bradley Langlais) e Nuno Saraiva (contra o argelino Oussama Djeddi) vão fazer dois combates exigentes, aguardando-se bons resultados nos – 73 kg.

O que não se verificou na jornada desta terça-feira, porquanto os quatro concorrentes lusos não passaram do grupo dos oitavos.

Joana Ramos (- 52 kg) começou por vencer a britânica Kelly Edwards e a chinesa Xiu Wang, ambas por ippon, mas sucumbiu ante a francesa Amandine Buchard, por wazari.

Na mesma categoria, Leandra Freitas venceu a neozelandesa Justine Bishop por ippon, mas perdeu logo de seguida para a japonesa Natsumi Tsunoda, por ippon.

No lado masculino (- 66 kg), João Crisóstomo venceu o lituano Kestutis Vitkauskas por wazari e o mexicano Nabor Castiello por ippon, mas perdeu de seguida com o japonês Hitumi Abe, por wazari.

Aguardemos que esta quarta-feira possa ser um dia grande para o judo nacional, apesar de Telma Monteiro ter estado lesionado e recuperado, pese embora não se saiba o estado real da atleta portuguesa, em especial por falta de ritmo competitivo.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.