Quinta-feira 28 de Março de 2024

Telma Monteiro (5ª no mundial) não controlou ansiedade

World Judo Championship_ Budapest 2017Apesar de ter vencido, esta quarta-feira, a campeã olímpica em título (a brasileira Rafaela Silva), a medalhada portuguesa Telma Monteiro (- 57 kg) não conseguiu mandar ao tapete mais vezes, a mais ou menos desconhecida panamiana Miryan Roper, que conseguiu dois wazari contra um da campeã portuguesa.

Telma começou com três vitórias consecutivas, triunfando ante a holandesa Margriet Bergstra (ippon), abrasileira e campeão olímpica Rafaela Silva (wazari) e a canadiana Catherine Beauchemin (wazari),

Perdeu de seguida com a tal “desconhecida” Miryan Roper (este ano venceu no Grand Slam de Ekaterinburg; foi 2ª no Cancun Grand Prix e 5ª nos campeonatos pan-americanos), porque conseguiu dois wazari contra um de Telma.

Foi repescada e derrotou a sul coreana Youjeong Kwou por duplo wazari, o que deu oportunidade a defrontar a segunda do grupo mas que “não lhe passou pelas mãos”, a francesa Helene Receveaux – que “recebeu” a nossa campeã – tendo a francesa vencido por wazari, colocando Telma no 5º lugar da geral, entre as 50 participantes, o que é excelente mas “curto” para as aspirações de Telma, que pretendia ser campeã mundial, como referiu à comunicação social.

Quiçá, a ansiedade de Telma cresceu em demasiado e não conseguiu controlar o sector “nuclear” no encontro com a panamiana.

Por curiosidade, a citada panamiana também entrou na repescagem e perdeu com a britânica Nekoda Smithe-Davies, mas passou às meias-finais porque tinha vencido o grupo.

Nas meias-finais Miryam Roper perdeu com a mongolesa Sumiya Dorjsuren e ficou com o bronze, mongolesa que chegou ao ouro depois de vencer a japonesa Tsukasa Yoshida (prata).

A outra medalha de bronze foi alcançada pela francesa Helene Receveaux, que perdeu com a japonesa.

No sector masculino, a presença lusa teve menos nível, com Jorge Fernandes (-73 kg) a vencer os três primeiros combates (com o canadiano Bradley Langlais, por wazari; o angolano Antunes Vunge, por wazari; e o costa-riquenho Julian Sancho, por ippon), perdendo o seguinte para o russo Denis Iartcev, por wazari, ficando no grupo dos 12ºs (três vitórias).

Nuno Saraiva, na mesma categoria, venceu os dois primeiros encontros (com o argelino Oussama Djeddi por ippon; e o moldavo Norin Tatavescu, também por ippon), caindo no terceiro combate frente ao ucraniano Artem Khomula, por ippon, ocupando um dos 17ºs lugares (duas vitórias) entre os 73 participantes.

Esta quinta-feira, Anri Egutidze e João Martinho (- 81 kg) serão os únicos lusos em prova, começando o torneio defrontando, respectivamente, o italiano Antonio Esposito e o polaco D. Szwaenowiecki.

Recorde-se que Anri se encontra no 29º lugar do ranking, enquanto o seu adversário está no 40º, com Martinho no 34º e o polaco no 36º.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.