Sexta-feira 19 de Abril de 7393

Mathieu ou o Deus … inesperado

Sporting x Guimaraes311

2018 © Carlos Costa

O número 22 do Sporting, Mathieu, foi como que elevado a “Deus” ao marcar o único golo do desafio (83’) numa fase em que o Sporting tudo tentava para abrir o activo e não conseguia. O central sportinguista (com ordem expressa ou não de Jesus) começou a aparecer mais junto da baliza de Douglas para tentar aproveitar os centros que tinham que ser feitos para se chegar ao golo, o que veio a acontecer para gáudio dos 42.757 espectadores no Alvalade XXI.

Não foi uma partida fácil para os leões, mais por culpa do Sporting do que do Vitória, que aplicou a táctica que entendeu melhor para não perder ou, até, para poder vencer – o que também podia ter acontecido se não fosse Patrício a safar na altura própria.

A formação leonina continua a apresentar fragilidades na ligação entre os sectores, preferindo muito mais os passes laterais (à esquerda ou à direita) e para trás, em tentativas de ganhar balanço, para tentar fugir ao “cerco” da equipa vimaranense, nada tendo resultado de positivo até ao referido minuto 83 quando, na esquerda do ataque e cerca da grande área, Acuña centrou com conta peso e medida para Mathieu bater a bola para dentro da baliza ante o desespero de Douglas contra os seus companheiros, que não fecharam o ângulo por onde a bola passou.

Momentos de maior perigo surgiram (14’) quando João Aurélio surge na área a rematar forte, ainda que à figura de Patrício, que defendeu bem para canto, tendo Ruben Ribeiro respondido (17’) com um longo passe para Acuña que rematou de primeira mas para as nuvens, seguindo-se um canto (19’) em Bruno Fernandes manda a bola para a cabeça de Bas Dost, que deu novo campo, ambos sem efeitos práticos.

Pouco depois (22’) Bas Dost, a passe de Bruno Fernandes e dentro da área, falhou o remate para sorte de Douglas.

Chegou-se à meia hora com Tallo a rematar forte, num pontapé “enrolado” que saiu fraco e à figura de Patrício, com Raphinha (o novo reforço do Sporting para a época 2018/2019) a atirar (35’) por cima da barra, a que respondeu Coentrão (37’) rematando forte para o poste mais longe mas a bola saiu pela linha final sem qualquer perigo.

Sporting x Guimaraes256

2018 © Carlos Costa

Sporting x Guimaraes4

2018 © Carlos Costa

No seguimento de um canto (40’) Bas Dost cabeceou fraco e à figura do Douglas, Dost que (43’), em disputa com um defesa vimaranense, cai na grande área (sem falta) e teve que ser assistido pelo médico, situação que acabou por ditar a sua substituição (47’) no princípio da segunda parte.

Em cima dos 45’, William ensaiou um remate forte mas a bola saiu ao lado.

O segundo tempo começou com a entrada de Montero (por troca com Ruben Ribeiro (que não acrescentou muito ao jogo)., o que se esperava tivesse acontecido, já eu, com Doumbia, o par podia tonar-se “terrível”. Mas não aconteceu nada.

Doumbia (58’), lançado por William, entrou pelo lado direito da área forasteira e rematou forte, obrigando Douglas a sair da baliza e fazer a macha (cobrindo todos os caminhos para a baliza), o que conseguiu ao dar o corpo à bola.

Jogada de maior perigo surgiu (73’), quando Bruno César, “embalado” por um centro de Coentrão, rematou forte mas Douglas estava no sítio próprio para afastar o perigo.

Mais tarde (82’), foi Acuña que esteve à beira de marcar com um pontapé à meia volta, obrigando Douglas à defesa da noite ao desviar para canto, do que nada resultou.

Um minuto depois chegou o golo. Mais um centro de Acuña com peso e medida, directo a Mathieu, que não se fez rogado e mandou a bola para dentro da baliza de um Douglas agitadíssimo com os seus colegas pelas falhas cometidas.

Tallo Junior (85’) ainda tentou chegar ao empate mas na baliza estava o campeão europeu que resolveu tudo a contento.

Luís Godinho não teve dificuldades acrescidas – o que por vezes não é conseguido – e com o resto, bem acompanhado pelos assistentes José Braga e Valter Rufo, alinhando as equipas da seguinte maneira:

Sporting – Patrício; Ristovski, Coatres, Mathieu e Coentrão; Bruno Fernandes, William, Battaglia (Bruno César, 67’) e Acuña; Ruben Ribeiro (Montero, 45’) e Bas Dost (Doumbia).

Guimarães – Douglas; João Aurélio, Pedro Henrique, Jubal e Konan; Rafael Miranda (Rafael, 86’) e Wakaso; Sturgeon, Hurtado (Hélder, 73’) e Raphinha (Ricon, 81’); Tallo Junior.

 

Nos outros jogos realizados esta quarta-feira, concluindo-se a 20ª jornada, o Boavista venceu o Marítimo (2-1), enquanto o Chaves e o Vitória de Setúbal empataram a dois golos.

Na classificação (provisória até o Estoril-F.C.Porto se concluir, no dia 21 deste mês), o Sporting passou à condição de líder (50 pontos), à frente do Porto (49), Benfica (47) e Braga (43).

Nos melhores marcadores, Jonas reforçou a liderança com mais um golo (24), realçando-se a subida ao 5º lugar de Nakajima, a par de Bruno Fernandes (ambos com 8). Nos lugares de pódio estão ainda Bas Dost (19), Marega (15), Aboubakar (14), Raphinha (12) e Bruno Fernandes e Nakajima (8)

© 7393 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.