Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Atletismo investe na Biomecânica

fpatletismo_logo_novoA Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), em cooperação com a Associação Europeia de Atletismo (EAA), através da sua equipa de Apoio ao Alto Rendimento, vai implementar um projecto de investigação na área da Biomecânica, na avaliação dos melhores atletas de lançamentos da Europa.

O projecto tem como principais objectivos analisar as acções técnicas dos lançadores durante uma competição internacional, de forma a desenvolver uma base de dados das técnicas realizadas. Os benefícios esperados para esta investigação são obter detalhes técnicos para compreender as técnicas usadas e ajudar os atletas e treinadores na optimização da qualidade do treino e, consequentemente, o rendimento desportivo.

biomecanica 2018

DR

A equipa de trabalho, que esteve em funções na recente Taça da Europa de Lançamentos (Leiria), é liderada pelo biomecânico da FPA, Paulo Oliveira e terá como supervisores o professor Doutor Orlando Fernandes (Universidade de Évora), a professora Doutora Milena Vieira (Instituto Politécnico de Leiria), o professor Doutor Rui Rúben (Instituto Politécnico de Leiria) e o biomecânico Diogo Correia (Juventude Vidigalense).

A estes juntaram-se alunos voluntários do curso de Biomecânica do Instituto Politécnico de Leiria.

Sem dúvida uma acção de grande alcance na área da ciência neste âmbito, cujos resultados poderão ditar um conjunto de alterações nos métodos de treino para cada atleta envolvido.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.