Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Grande Prémio e Challenge de Marcha da IAAF em Rio Maior

MarchaRioMaior-4-042018Rio Maior, a capital da Marcha Atlética em Portugal, vai viver mais um grande dia no próximo sábado, com a realização do 27º Prémio da cidade, cumulativamente com mais uma etapa do 16º World Challenge da Federação Internacional de Atletismo, por onde desfilarão campeões de vários continentes.

Começando por Portugal, a estrela número 1 (também dorsal) é a campeã e recordista mundial dos 50 km Macha, Inês Henriques, que não vai marchar para ganhar mas para obter um “up grade” com vista ao Mundial de Nações da especialidade, precisamente nos 50 km, marcado para Maio. Daí que Ana Cabecinha, especialista nos 20 km (a distância a percorrer por homens e mulheres), seja a favorita para ser a melhor lusa, dado que a concorrência è muito foirte e “da pesada”, face aos currículos apresentados.

A principal prova feminina este ano volta a estar muito competitiva com a participação de cinco das sete primeiras atletas dos 20 kms nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de onde se destacam as chinesas Shenjie Qieyang e Xiuzhi Lu, ambas medalhadas em Jogos Olímpicos. Conta-se também com a italiana Antonella Palmisano, vencedora da Taça da Europa no ano passado e medalha de bronze no Mundial de Londres e ainda a brasileira Érica de Sena que venceu o Challenge o ano passado, além de uma forte representação espanhola liderada por Laura Garcia-Caro, medalhada na Taça da Europa.

Na competição principal masculina destacam-se três atletas da China, o sueco Perseus Karlstrom, os espanhóis Álvaro Martin e Diego Garcia, Hassanine Sbei (Tunísia), Andrés Chocho (Equador), o italiano Francesco Fortunato, e Ever Palma que lidera um grupo de mexicanos, para além de José Bagio (Brasil) e Richard Vargas da Venezuela.

A partir das 15h30, dar-se-á início às provas para os mais jovens, estando as provas internacionais agendadas para as 17h30 e 17h42,  os 20 kms femininos e 20 kms masculinos, respectivamente.

Este ano, pela primeira vez, a prova principal será transmitida em directo no Facebook do Complexo Desportivo, no Youtube e no site oficial da prova: Facebook: www.facebook.com/Desmor.pt), Youtube: www.youtube.com/desmoreem e Site da Prova: www.gpmarchariomaior.desmor.pt

O Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética resulta de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Rio Maior, da Desmor EM, SA e do Clube de Natação de Rio Maior, contando com o importante apoio da Associação de Atletismo de Santarém, da Federação Portuguesa de Atletismo e da IAAF Associação Internacional. Conta igualmente com o forte apoio de várias entidades e empresas da região.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.